Você
Fornece Autoestima Aos Seus Funcionários Através do Treinamento? Você se
Considera um “Habilitador”?
A capacidade de um
funcionário alcançar o sucesso no seu trabalho depende – em grande parte – do
quanto ele acredita em si próprio. Estudiosos vêm afirmando que quando uma
pessoa acredita em si, ela tem a liberdade de explorar e, consequentemente,
desenvolver todo o seu potencial.
Porém, os gestores
devem pensar na sua função como sendo um “habilitador”; ou seja, eles
necessitam habilitar aqueles que trabalham para eles, em vez de eles mesmos
realizarem o trabalho. Os Gerentes precisam enfatizar constantemente o que é
ensinado em sala de aula, se eles quiserem que o treinamento teórico surta
efeito na prática.
Estudos recentes
comprovam que o treinamento gera um grande senso de independência nos
colaboradores e, quanto mais um funcionário aprende, menos ele dependerá do seu
Gerente. E, sob o ponto de vista desses estudiosos, a independência torna-se a
base da autoestima.
O objetivo de todo
bom gestor deveria ser o de treinar seus colaboradores de tal forma que eles
acabem por precisar cada vez menos dele. Na verdade, o Gerente moderno vai mais
além: _ ele ensina às pessoas tudo o que ele sabe, mesmo que os funcionários se
tornem tão competentes que se sintam em condições de exigir salários e cargos
mais altos.
Fonte: “Dez Passos Para o Empowerment”. Diane Tracy. Ed.
Campus, 1994
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