O Que se Espera
do Líder Moderno? Como Devem Ser as Estruturas da Empresa Moderna? Quais as
Características Pessoais do Novo Líder?
Nas
últimas décadas as estruturas
empresarias foram totalmente modificadas pela globalização da economia e
mais ainda pela competitividade entre as organizações, gerando novas relações
entre consumidores e empresas. Conseqüentemente, as empresas modernas não podem
mais suportar rígidas estruturas organizacionais com hierarquia e organograma
inflexíveis.
Tudo
isso fez surgir uma forte mudança no conceito da “chefia”, onde o superior
imediato atual se tornou um líder; ou seja, um motivador, um incentivador de
idéias, de pessoas e de criatividade.
Por
outro lado, a fim de poder concorrer em condições de igualdade, a organização
atual necessita ser ágil e “enxuta”. Ela terá que contar com o comprometimento
dos funcionários, sem acenar com os mitos de outrora como estabilidade no
emprego e condições de conforto exagerado.
Dessa
forma, os colaboradores têm que ser motivados
através de estratégias profissionais, trazendo resultados para a organização e
para isso eles têm que estar bem informados em temas como administração e metas
da própria empresa.
As
organizações brasileiras passaram por três fases distintas, onde a primeira foi
superada no início dos anos oitenta com a reestruturação e pesados cortes de
funcionários.
A
segunda – anos 90 – é a “arrumação da casa”, onde a organização motivava os
“sobreviventes” ao downsizing, à terceirização e aos cortes gerais.
A
terceira fase – que estamos vivenciando – é a do aumento da qualidade de vida
no trabalho e para tal o líder deve estar preparada para novas posturas, tais
como:
·
Características Pessoais: o novo Líder
deve saber lidar
com as pessoas a fim de dar andamento aos projetos e buscar novas soluções
a antigos problemas. Ele deverá saber compartilhar suas decisões, buscando o
comprometimento de todos os colaboradores. Além disso, o novo Líder deve ser um
generalista a fim de dominar o maior leque possível de temas administrativos.
·
Postura Pessoal: manter-se como parte integrante
da sua equipe, conhecendo seu pessoal em profundidade, seu potencial e suas
limitações. Deve saber cobrar resultados dentro das metas pré-estabelecidas,
tornando-se um patrocinador de ideias e multiplicando conhecimentos.
·
Seleção de Novos Colaboradores: analisar
currículos considerando os resultados obtidos em empresas anteriores.
·
Informação: saber que vivemos a “era
do conhecimento” e quanto mais informado (e culto) ele for, mais ele poderá
contribuir para o desenvolvimento da organização. Compartilhar informações com
superiores e subordinados.
·
Qualidade: buscar sempre o que está errado e não quem
está errado.
·
Motivação: saber elogiar e valorizar seus
colaboradores a fim de que eles produzam mais e melhor. Acreditar que a
permanente reciclagem motiva a equipe e aumenta a produtividade.
·
Participação: utilizar métodos modernos de avaliação
do desempenho, aplicando a administração participativa e incentivando idéias de
seus colaboradores.
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