Como Exercer a Liderança Sendo Educado
em Todos os Momentos? Você é Líder ou Chefe?
Ninguém
precisa ser chato, autoritário e rabugento para ser um chefe competente. Liderar
e contagiar equipes com atitudes positivas exige boas maneiras e, acima de
tudo, elegância.
Mas,
parece incrível que em tempos tão cibernéticos como agora ainda existam profissionais
que usam o grito e o medo para liderar equipes. Talvez pela pressão sempre
crescente por resultados, talvez por falta de educação mesmo. Mas, hoje em dia,
com os recursos terapêuticos e de treinamento à disposição de todos, só é chefe
autoritário quem quer.
Assim, aqui vão algumas
dicas úteis que líderes e liderados podem usar para tornar o ambiente de
trabalho mais agradável, por pior que esteja a situação da empresa:
A)
Não grite: Nada mais desmotivador e desnecessário do que o
grito. Você acha que um profissional – independente da posição hierárquica –
vai fazer melhor porque o chefe ordenou algo aos berros? Gritos e impropérios
não são mais aceitos e pesam contra o gritalhão. Podem até redundar em
processos cíveis por danos morais. Onde está a
inteligência emocional? Em vez de gastar a garganta à toa, o líder deveria aprender
a ouvir a equipe e a entender o grau de
motivação pessoal e profissional de cada um. Dessa forma, ele deve argumentar
com calma e, se possível, procurando decisões de consenso.
B)
Um líder é, antes de tudo, um Solucionador de
Problemas. Mas se começar a arrumar atritos para implementar a
solução que considera adequada, ele passará a ser um criador de problemas. O
líder deve entender que, todos, inclusive ele, têm limites. Dessa forma, ele
não deve cobrar dos outros o que ele não consegue realizar. E, pode ser chato
lembrar, mas um líder é, antes de qualquer coisa, um operário-padrão.
C)
Não se
esqueça das palavras mágicas: Bom Dia! Por Favor! Obrigado!
Três expressões que abrem portas aparentemente instransponíveis e promovem
reações positivas, no mais renitente dos seres depressivos. Portanto, o líder
deve usá-las e abusar delas
D)
Auto-estima é fundamental: Nem sempre a baixa estima do líder induz a maus
resultados. Mas, com certeza a alta estima faz a equipe inteira sentir que pode
chegar aos objetivos com poucos passos. O líder com a auto-estima em dia
transmite garra e otimismo, transformando o ambiente de trabalho e liderando
com mais segurança e tranqüilidade.
E)
Seja pontual: O líder não precisa ser o primeiro a chegar. De fato, por conta de
compromissos variados, pode mesmo ser o último a iniciar o trabalho. Mas ele
deve deixar claro que tem um horário de chegar e de sair, todos os dias. O
líder não pode esquecer que ele é um exemplo a ser seguido.
F)
Líder elegante sabe delegar. O líder deve
delegar uma única vez ou à medida que o funcionário for realizando a tarefa. Mas,
seja qual for o método ele não deverá fazer da delegação uma forma de chamar a
atenção para si ou de privilegiar alguns membros da equipe. O líder deve ser o
primeiro a evitar que se formem “panelinhas” na equipe.
G)
Seja educado em todas as situações. Bons modos, acima de tudo! O
líder deve manter a calma, o controle e o equilíbrio em momentos difíceis e
embaraçosos. Agindo sem irritação e com serenidade, PEDINDO em vez de MANDANDO,
ele transmitirá serenidade e confiança para sua equipe de trabalho.
H)
Desenvolva a Inteligência Emocional da sua equipe.
O líder deverá utilizar sua sensibilidade para construir o respeito ao outro.
Dessa forma, ele deve conversar com todos sobre os assuntos mais importantes da
empresa e do departamento. Deve saber ouvir o que o funcionário tem a dizer,
devendo criticar na medida certa e elogiar sempre que achar necessário.
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