Planos Bem-Sucedidos Começam Com Metas Bem Definidas, Pois se as Pessoas Não Sabem Para Aonde Vão Nenhuma Estrada as Levará Até Lá
Podemos dizer que as metas
numéricas não dão margem as discussões, se forem alcançadas. Porém, se o
Gerente não puder quantificá-las ele deve definir um alvo mínimo a atingir,
como por exemplo:
·
"A
meta do nosso departamento é reduzir em pelo menos 10 % as reclamações de
clientes, no próximo trimestre"
Diante disso, ele deverá
transformar seus funcionários em pessoas motivadas, pois se ele envolvê-los no
estabelecimento das metas é muito provável que eles apoiem tais metas como
equipe, e não como um simples grupo de pessoas.
Metas são como destino em mapas
rodoviários e os planos são as rotas a serem seguidas para alcançar tal
destino. Dessa forma, o Gerente deve decidir que tarefas devem ser feitas, por
quem, quando e como. E depois ele deverá atribuir as responsabilidades aos seus
colaboradores, informando-os verbalmente ou por escrito, dependendo da
complexidade do trabalho.
Além disso, o gerente deve
enfatizar os benefícios que seus planos trarão ao grupo e a cada um dos membros
da equipe como a redução da fadiga, a maior produtividade alcançada, maiores
ganhos, economia de custos, tempo ou materiais, mais a garantia do emprego e a
satisfação em pertencer a uma equipe vencedora.
O Gerente deverá dar aos seus
colaboradores a oportunidade de perguntar e, além disso, ele não deve supor que
estão entendendo suas instruções na primeira vez. Tão logo ele tenha atribuído
as tarefas, ele deve dar autoridade para que o colaborador realize suas
obrigações sem interrompê-los desnecessariamente. Deve reunir-se para
acompanhamento das operações a fim de esclarecer instruções, responder
perguntas e obter feedback. Portanto, ele deve criar o "espírito de
competição e compromisso".
Minimizando os Controles
Os controles medem o ritmo do
progresso da equipe, mas não o gerente deve deixar que eles se tornem o enfoque
principal. Relatórios, reuniões e outras obrigações reprimem a iniciativa e a
criatividade. Mas, o que é um adequado dispositivo de controle? Os melhores
dispositivos de controle deveriam:
· Identificar
e relatar problemas imediatamente, como por exemplo, dispositivos de controle
numérico, os quais supervisionam e relatam o desempenho de equipamentos de
produção automatizada
· Ser
objetivos; pois um dispositivo de controle é inútil se as pessoas podem
manipulá-lo, a fim de parecerem eficiente. Já os controles objetivos reportam
resultados idênticos, não importando quem os utilize.
· Ser
fáceis de entender, pois se forem confusos as pessoas evitarão usá-lo sempre
que possível
· Considerar
o retorno a ser obtido. Um controle deve custar menos que as perdas que
controla. Ex: restaurantes fast-food permitem a seus clientes servirem suas
próprias bebidas, após perceberem que o custo de um empregado servindo cada
copo era maior que as perdas relativas aos clientes que se serviam mais de uma
vez sem pagar
NOTA: O Gerente deve utilizar
fartamente os recursos visuais disponíveis, usando gráficos de linha, gráficos
de barra, cronogramas e outros para descrever o que está acontecendo e servir
como convergência da energia e compromisso dos funcionários.
Além disso, os
recursos visuais: _ Mantém os esforços da equipe
concentrados; Dão ao grupo uma percepção da dinâmica e do progresso; Permitirão
que todos confirmem o progresso sempre que desejarem.
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