quinta-feira, 14 de março de 2024

As Transformações na Sociedade Ocidental Ocorridas no Século 13

 

Quais Foram as Primeiras Transformações da Sociedade Ocidental Ocorridas no Início do Século XIII? Que Influências Tiveram a Invenção da Imprensa e a Reforma Protestante de Lutero? É Possível Afirmar Que a Presente Transformação Ocidental Começou Com o Japão, em 1960?

 




A cada dois (2) ou três (3) séculos ocorre na história ocidental uma grande transformação que, em poucas décadas, acaba reorganizando a sociedade na sua visão do mundo, seus valores básicos, sua estrutura social e política, suas artes e suas instituições mais importantes.

Uma dessas transformações ocorreu no século XIII, quando o mundo europeu – quase da noite para o dia – passou a centralizar-se nas novas cidades com o nascimento do comércio a grandes distâncias, com a arquitetura gótica, com a mudança para Aristóteles como fonte de sabedoria e as universidades urbanas substituindo os monastérios, com as novas ordens religiosas (como os dominicanos, os franciscanos e outras). E em poucas décadas com a mudança do latim para o vernáculo e a criação da literatura europeia.

Duzentos anos depois, a transformação seguinte teve lugar entre a invenção da imprensa (Gutemberg, em 1455) e a Reforma Protestante de Lutero (1517). Foram as décadas em que floresceu o Renascimento em Florença e em Veneza; da Infantaria Espanhola (o 1º exército regular, desde as legiões romanas); da redescoberta da anatomia (e com ela a pesquisa científica) e da adoção dos algarismos árabes pelo ocidente. E, mais uma vez, ninguém que vivesse em 1529 imaginaria como era o mundo em que seus avós tinham vivido e no qual seus pais nasceram.

A transformação seguinte começou em 1776 (ano da Revolução Industrial), que foi o ano do aperfeiçoamento do motor a vapor e da publicação do livro “A Riqueza das Nações” de Adam Smith. Ela terminou quase 40 anos depois em Waterloo, durante os quais nasceram todos os “ISMOS” modernos: _ O Capitalismo, o Comunismo e a Revolução Industrial surgiram durante essas décadas que também viram a criação da universidade moderna (Berlim, 1809) e do ensino universal.

Porém, desta vez, a transformação não se limita à sociedade e à história ocidental, pois, na verdade, não existe mais uma história ou uma civilização ocidental, mas sim uma história e uma civilização mundiais. É discutível se a presente transformação começou com o Japão como grande potência econômica – por volta de 1960 – ou com o computador.




Ainda estamos no meio dessa transformação e, se a história servir de guia, ela não estará concluída até 2010 ou 2020. Mas já mudou o cenário político, econômico, social e moral do mundo e ninguém nascido em 1990 poderá imaginar o mundo em que seus avós cresceram ou o mundo em que seus pais nasceram.

A primeira tentativa para compreender os fatos iniciados em 1455 foi feita somente 50 anos depois, com os “Comentários de Copérnico” (1510 / 1514) e com “O Príncipe” de Maquiavel em 1513.

A transformação seguinte – que ocorreu há 200 anos – foi anunciada pela Revolução Americana e só foi analisada sessenta (60) anos depois, nos dois volumes de “Democracia na América” de Aléxis Tocqueville (1835 / 1849).


OBSERVAÇÃO: Já avançamos o suficiente na nova sociedade pós-capitalista para rever a história social, política e econômica da Idade do Capitalismo e da Nação-Estado. Assim, é necessário reexaminar o período que estamos deixando para trás e, deste novo ponto de observação, certamente algumas coisas que veremos no futuro poderão nos surpreender.



https://www.facebook.com/juliocesar.s.santos


Nenhum comentário :

Postar um comentário