sexta-feira, 27 de outubro de 2023

Os Tratados de Paz da Primeira Guerra Mundial

 

Como Foram as Reações dos Países Europeus aos Tratados de Paz? Quais as Principais Causas do Tratado de Versalhes? Quem Foi o Principal Beneficiário da Guerra Fora da Europa?

 

 


 

Em janeiro de 1919 reuniu-se em Paris uma conferência de paz com 32 países, Aliados ou Neutros. Os países vencidos e a Rússia não participaram e, tal situação, já mostrava o objetivo de impor uma paz “cartaginesa” (severa) aos derrotados.

As principais figuras dessa conferência foram os representantes da França, Inglaterra e EUA, que concordaram em fundar a Sociedade das Nações. Além da divisão entre os vencedores – dificultando a paz – também ocorreu que os vencidos se recusavam a assinar os injustos tratados impostos.

A Alemanha tentou ludibriar as determinações do Tratado, a Áustria e a Hungria não se conformavam com os tratados e a Bulgária não aceitava a perda dos portos do mar Egeu.

Na Turquia, o governo chefiado por Mustafá Kemal – que havia deposto o sultão – se recusou a aceitar a “humilhação” do Tratado de Sèvres. Mas, todos os vencidos tiveram que assinar o tratado.

 

Tratado de Versalhes

 

O Tratado de Versalhes regulava a paz com a Alemanha e era divido em:

 

·                     Cláusulas de Segurança (Exigidas pela França, que temia a desforra alemã): proibição de fortificar ou alojar tropas na margem esquerda do Reno; fiscalização do seu desarmamento por uma comissão aliada; em caso de agressão alemã à França, esta receberia auxílio anglo-americano; extinção do serviço militar obrigatório; supressão da marinha de guerra e proibição de possuir submarinos, aviação de guerra e naval, e artilharia pesada.

·                     Cláusulas Econômico-Financeiras: à título de reparação, deveria entregar locomotivas, parte da marinha mercante, cabeças de gado, produtos químicos, ceder à França a região de Sarre; fornecimento de determinada tonelagem de carvão a França, à Bélgica e à Itália e, como “culpada” pela guerra, a Alemanha pagaria os danos materiais sofridos pelos Aliados.

·                     Cláusula Territoriais: devolução da Alsácia e da Lorena à França e outros tantos territórios à Bélgica e à Dinamarca; entrega da Silésia à Tchecoslováquia; cessão da Pomerânia à Polônia garantindo-lhe uma saída para o mar, mas partindo em dois o território alemão pelo Corredor Polonês.

·                     Cláusulas Diversas: reconhecimento da independência da Polônia e Tchecoslováquia e proibição de se unir à Áustria.

 

Outros Tratados de Paz

 

 Os tratados de paz refletiram o caráter imperialista da guerra e a tendência na década de 1920 foi a de se estabelecer um “esfriamento” nas relações internacionais. Entretanto, a rigorosa paz imposta aos vencidos – sobretudo a Alemanha – aumentou o antagonismo e conduziu a nova guerra.

Fora da Europa, os principais beneficiários da guerra foram o Japão – que manteve a ocupação de colônias da Alemanha no Pacífico e se apossou das concessões alemãs na China –, a Inglaterra e a França que receberam da Liga das nações antigas colônias alemãs na África sob a forma de mandatos.

Ignorada pelas potências ocidentais, a União Soviética teve seus territórios invadidos pelos antigos aliados; o fracasso da intervenção militar resultou em uma política de isolamento ao primeiro Estado socialista do mundo: _ a Política do Cordão Sanitário.

A guerra também abalou o liberalismo político e econômico e a Revolução Russa comprovou – na prática – a aplicação das teorias socialistas do século XIX. A guerra não pusera fim às rivalidades, pois tudo recomeçaria em Versalhes, onde foram lançadas as sementes da Segunda Guerra Mundial.



https://www.facebook.com/juliocesar.s.santos

Nenhum comentário :

Postar um comentário