Como Transformar a
Criatividade em Inovação? Por Que Somos Muito Criativos e Pouco Inovadores? Em
Time Que Está Ganhando se Mexe?
Estudiosos do assunto
vêm afirmando que o povo brasileiro é reconhecido no mundo inteiro pela sua
enorme criatividade, mas apesar disso ainda não conseguiu resolver até hoje
seus problemas sociais básicos como o analfabetismo, por exemplo. No entanto,
outros povos menos criativos são bem sucedidos financeiramente e esses
analistas acreditam que isso talvez seja fruto da sua inovação.
No âmbito organizacional
o problema ocorre em função da crença de muitos empresários de que "em
time que está ganhando não se mexe". Ou seja, quando suas empresas estão
indo bem eles se acomodam e não procuram inovar ou melhorar. Diante disso,
veremos abaixo as opiniões desses analistas:
A Criatividade e a Inovação das Pessoas
Muitos brasileiros têm
ótimas ideias, de projetos inéditos que foram criados somente na sua própria
mente. Eles não implementaram suas ideias criativas e não as transformaram em
inovações. Muitos até acreditam que suas ideias foram "roubadas" por
outras pessoas, esquecendo-se de que as boas ideias não são patrimônio de
ninguém – elas são patrimônio da humanidade.
Em resumo pode-se
afirmar que nós brasileiros temos realmente muitas ideias originais
(criatividade), porém não as transformamos em inovações. Ou seja, não geramos
valor a partir dessa criatividade. Só criatividade não resolve nada. Para ser
criativo basta ter alguma necessidade básica, mas para ser inovador é
necessário conhecimento, espírito empreendedor, disciplina e principalmente
muita educação.
O Conhecimento é
necessário para transformar as boas ideias em algo tangível, palpável como um
protótipo ou um projeto. O Espírito Empreendedor para acreditar nas ideias,
assumir a responsabilidade sobre elas, motivando a equipe e sabendo
"vender" a inovação. Disciplina é o elemento essencial para que as
pessoas se dediquem aos detalhes e sejam rápidas nas suas decisões, pois nesse
exato momento alguém também pode ter tidos as mesmas ideias. Educação para ter
coragem de desafiar a lógica, perder o medo de errar e agregar valor à sua
empresa com melhorias e inovações.
A Criatividade e a Inovação das Empresas
No cenário corporativo
muitos empresários acreditam que, quando suas empresas vão bem, não é hora de
mudar porque elas estão "enxutas", as vendas estão em alta, sua
tecnologia está atualizada, os clientes satisfeitos e fiéis. E, quando perguntados
o que estão fazendo nesse momento, eles respondem que estão "mantendo o
ritmo e corrigindo pequenos desvios diários, pois em time que está ganhando não
se mexe".
Eis aí o perigo
potencial, pois conforme consultores empresariais é exatamente nessa hora que
as organizações deveriam pensar em melhorar e inovar. Para eles é na curva
ascendente que se deve propor a inovação, pois esse seria o momento mais
confortável para a organização mudar sua história ou seus produtos.
Na verdade esses
especialistas aconselham a empresa não esperar a curva se estabilizar para
melhorar, porque nessas horas os custos são maiores justo quando o lucro está
estável. Os consultores afirmam ser um "erro fatal" a empresa só
propor o "repensar" quando já está na descendente, quando os investimentos
estão escassos. Pois na maioria das vezes já é tarde para reagir e recomeçar.
Para esses estudiosos, na descida, a empresa muda o foco do cliente para si
mesma – métodos e processos – e perde o contato com quem mais pode ajudar; ou
seja, o cliente.
Se a empresa vai bem,
ultrapasse a barreira do foco no cliente, concentrando-se na aprendizagem e no
conhecimento para dar um novo salto. A curva de ganhos terá uma ligeira queda,
mas logo será compensada porque a ascendente – após a inovação que dá certo –
será mais acentuada ainda.
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