O Que um Vendedor Varejista Deve Saber Para Executar Bem Suas Funções?
Que Valores e Capacidades Profissionais Ele Precisa Possuir?
Sabemos que nas atuais sociedades de
consumo as pessoas são fortemente influenciadas pelo Marketing desde quando
acordam até ao se deitarem e, em função disso, todas as nossas ações acabam
sendo sugestionadas através da propaganda, da promoção ou da própria
venda.
O consumo de um sabonete, creme dental
ou mesmo papel higiênico é influenciado por algum tipo de promoção no ponto de
vendas – ou algum comercial na TV.
Analistas de marketing vem afirmando
que o sucesso de uma empresa depende de metas determinadas para satisfazer
necessidades dos mercados, com mais eficiência que a concorrência. E
o vendedor varejista é a pessoa chave neste contexto. Dessa forma,
podemos destacar algumas funções básicas que esse profissional deverá realizar:
·
Vender o produto certo ao cliente certo e no tempo
certo, utilizando o material promocional apropriado.
·
Promover seu produto demonstrando benefícios diferentes da concorrência.
·
Praticar sua estratégia de preços demonstrando dados
que justifiquem custos, lucros e segurança para o varejista.
·
Demonstrar o mecanismo de ação do produto, a fim de aumentar a confiança
do cliente;
·
Prestar serviços aos seus clientes, orientando-os na venda e
auxiliando-os no pós-venda.
·
Explorar detalhadamente cada ponto dos seus recursos promocionais.
·
Sugerir promoções, merchandising ou campanhas que atinjam os consumidores
dos seus produtos na loja varejista visitada.
·
Ajudar seus clientes a vender, ajudando-o a demonstrar melhor o produto
nos argumentos com os consumidores.
·
Analisar o desempenho dos atuais – e novos – produtos junto ao
revendedor e checar o ponto de venda, a fim de verificar se os seus produtos
estão sendo promovidos com eficácia.
·
Avaliar seu próprio desempenho e propor-se um plano de melhoria na sua
eficácia operacional.
Dessa forma, o vendedor varejista
precisará estar ciente dos seus valores e capacidades profissionais, desde sua
resistência para enfrentar o sol e a chuva até a arte de persuadir o cliente,
passando pelo seu tato, sua eloquência verbal, sua simpatia e até sua
agilidade.
É preciso que ele seja polivalente,
impermeável aos insultos, às queixas, à indiferença e à desconsideração.
Na verdade, um vendedor varejista deverá ser capaz de realizar proezas
próprias de um atleta que vence todos os obstáculos.
Portanto, ser um vendedor não é fácil e
tornar-se um Profissional de Vendas – que saiba desempenhar
bem seu papel – é uma qualidade imposta somente às pessoas possuidoras de
coragem, técnica e espírito de luta.
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