Quando você negocia com honra,
conhecimento e compreensão, reconhece que não é apenas o que você diz; mas como
diz é que faz a diferença. Portanto, sua Linguagem Gestual é de extrema
importância. A Linguagem Gestual é 97 % de sua mensagem e ela também
comunica:
P O D E R:
- A intensidade de poder que você acredita
ter em uma situação
S I M P A T I A:
- Até que ponto você simpatiza com alguém
R E C E P T I V I D A
D E:
- Em que medida você é receptivo a alguém
A Linguagem Gestual toma a forma de:
- MODULAÇÃO DE VOZ
- ENTONAÇÃO
- GESTOS
- CONTATO DOS OLHOS
- PROXIMIDADE
- EXPRESSÃO FACIAL
S – O – F – T – E – N
(SUAVISAR em inglês), é um bom acrônimo para se lembrar das regras da boa
comunicação por Linguagem Gestual :
Smile (sorriso)
Open (aberto)
Forward lean (inclinar-se para frente)
Touch (toque)
Eye contact (contato visual)
Nod (assentir com a cabeça)
Quando você se comunica
com eficácia, torna-se um melhor negociador, por isso seguem abaixo algumas
sugestões para uma melhor comunicação, durante a negociação
- Não transmita irritação, insegurança ou
agressividade;
- Mantenha o controle de seus nervos;
- Não seja rude com seu Cliente;
- Seja atencioso, mesmo que a opinião de seu
Cliente seja diferente da sua;
- Seja claro, compreensivo e mantenha-se calmo
Evitar palavras incitadoras de
discórdia vai suavizar as negociações; as palavras abaixo podem ser evitadas :
·
Você
·
Mas
·
Não dá
·
Sempre / Nunca
·
Deveria / Teria
Elaborar frases com a
palavra “eu”, permite-lhe comunicar suas preferências de modo positivo,
levando-o a soluções de vitória. Aperfeiçoando seu método de comunicação verbal
e não verbal, você melhorará suas chances de sucesso na negociação. Lembre-se
que a negociação de sucesso exige uma comunicação de sucesso.
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