Por Que Alguns Gerentes Não Delegam
Tarefas a Subordinados? Quais São os Riscos de Uma Delegação de Tarefas?
Alguns autores afirmam que gerenciar
é realizar um trabalho através de outros e que delegar
seria autorizar outros a desempenhar tarefas específicas sob sua supervisão,
liberando-o para ser mais produtivo e criativo. A delegação é uma versátil
ferramenta da área gerencial, mas infelizmente muitos Gerentes a evitam, têm
medo ou a usam incorretamente:
·
Porque
se preocupam com o fato de que seus funcionários possam errar;
·
Porque
não compartilham o crédito pelo sucesso;
·
Porque
não têm tempo para ensiná-los o trabalho delegado;
·
Porque
não confiam nas técnicas que os funcionários utilizariam;
·
Porque
preferem manter o controle total sobre seu trabalho, fazendo tudo eles mesmos
Mas, aqueles que delegam mal são
freqüentemente denominados de “gerentes ineficazes”, porque negam
a si mesmos os principais benefícios da delegação:
·
Ter
mais tempo para desenvolver soluções específicas e trabalhar em tarefas
rotineiras;
·
Colocar
a autoridade da decisão nas mãos dos que estão mais próximos dos problemas e
das oportunidades em questão;
·
Desenvolver
funcionários conflitantes e competentes, que pensem por si mesmos e requerem
mínima supervisão;
·
Aumentar
sua própria possibilidade de progresso ao preparar subordinados para assumirem
posições elevadas.
Na visão de Peter Drucker, para se
tornar eficaz um Gerente verdadeiramente, deve saber
estruturar projetos, atribuir responsabilidades, estabelecer prazos e
acompanhar o progresso do seu grupo.
Dessa forma, delegar não exime a
responsabilidade gerencial, pois com o tempo o Gerente saberá treinar seus
subordinados a realizarem mais e melhor, de forma a liberar-lhe maior parcela
de tempo. Sendo assim, seguem abaixo algumas dicas para delegar melhor:
·
Permita
que os outros se desenvolvam e não tome o crédito para si. Dê aos subordinados
um senso de importância maior, sendo rápido ao elogiar e lento ao
criticar.
·
Esteja
(ou pareça) fascinado pelos resultados, pois a adequada apreciação lhe garante
a cooperação da próxima vez. Delegue às pessoas que entendam (naturalmente, ou
através de treinamento) sua filosofia, seus objetivos e sua estratégia; se não,
você estará apenas abdicando e não delegando.
·
Avalie
o risco da delegação perguntando-se qual a pior coisa que poderia acontecer de
errado. E, se for realmente muito ruim, acompanhe de perto. Estabeleça pontos
de acompanhamento no projeto que permitam aos subordinados falharem sem perder
tudo, incluindo tempo para corrigir erros. Após a delegação insista em ser
informado a cada ponto de acompanhamento, mas não interfira sem necessidade.
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