Por Que a Confiança é a Base do Relacionamento Entre
Líderes e Liderados? Que Valores as Pessoas Procuram em Seus Superiores? Quais
São as Quatro Principais Características do Líder?
Para alguns estudiosos em liderança, confiança é uma via de mão dupla e, para funcionar, líder e liderado necessitam confiar uns nos outros. Outros afirmam que apontar o caminho, permitir uma visão compartilhada e encorajar o coração são as regras básicas que emergem dos melhores casos pessoais de liderança. Entretanto, essas regras constituem apenas uma parte do quadro, pois o retrato só se completa quando os liderados enxergam no líder a representação de seus próprios pontos de vista.
Na verdade, o que os líderes dizem é uma coisa e o que os liderados desejam é outra, pois a liderança é um processo recíproco entre aqueles que optam por liderar e os que preferem seguir. Então, qualquer debate sobre esse assunto deve atentar para a dinâmica desse intenso relacionamento. Estratégias, táticas habilidades e regras têm pouco utilidade a menos que se compreendam as aspirações humanas que unem ambos os lados.
Identificaram mais de 225
valores, traços e características diferentes e, em seguida, as análises
reduziram esse número para uma lista de 20 categorias, cada qual acompanhada de
alguns sinônimos para esclarecimentos. Depois disso, solicitaram aos
entrevistados que assinalassem quais são as 7 qualidades que eles “mais procuram e admiram em um líder, alguém
cuja direção eles seguiriam de bom grado”.
Embora todas as características
tenham recebido votos, o mais importante é que apenas quatro (4) categorias receberam
50% dos votos. Os dados mostraram que, para as pessoas seguirem alguém de bom
grado, seria preciso acreditar que o líder (a) é honesto; (b) tem
visão de futuro; (c) é competente; (d) é inspirador. Dessa forma,
examinaremos abaixo cada um desses quatro atributos.
Ser Honesto
A característica de liderança
“honestidade” emergiu como o ingrediente mais importante do relacionamento
líderes / liderados. Todos estamos dispostos a seguir alguém, mas queremos
estar certos de que essa pessoa merece nossa confiança. As pessoas querem saber
se o líder é confiável, ético e íntegro. Todos querem poder confiar totalmente
em seus líderes e, para tanto, precisam acreditar que os líderes são pessoas de
caráter e de sólida integridade.
O fato de quase 90% dos
seguidores desejarem que seus líderes sejam honestos acima de tudo é uma
mensagem que os líderes devem internalizar e guardar de cor e salteado. Ninguém
gosta de ser enganado ou iludido e as pessoas querem um líder que saiba
distinguir o certo do errado. Queremos um líder honesto porque sua honestidade
é um reflexo da nossa.
De todas as qualidades que as
pessoas mais buscam em um líder, a honestidade é, de longe, a mais pessoal. É a
qualidade que mais pode melhorar ou prejudicar nossa reputação pessoal. Se
estivermos dispostos a seguir alguém considerado desonesto, nossa própria
imagem será atingida. Quando seguimos alguém que julgamos ser desonesto,
percebemos ter comprometido nossa própria integridade e, com o tempo, não só
perdemos o respeito pelo líder como perdemos o respeito por nós mesmos.
Porém, como os seguidores
conseguem avaliar uma característica tão subjetiva como a honestidade? Pode-se
dizer que o comportamento dos líderes fornecem os indícios e, em outras
palavras, a despeito do que os líderes digam acerca da sua própria integridade,
as pessoas querem uma prova; elas observam o comportamento.
É através da coerência entre
palavras e atitudes que julgamos a honestidade de alguém. A honestidade está
intimamente ligada aos valores e à ética, pois apreciamos as pessoas que não
contemporizam em relação a princípios importantes. Recusamo-nos terminantemente
a seguir quem não confia em suas próprias crenças e não confiamos em pessoas
que nos escondem seus valores, sua ética e seus padrões.
Ter Visão de Futuro
As pessoas esperam que seus
líderes tenham senso de direção e preocupação quanto ao futuro da organização.
Essa expectativa corresponde à capacidade de divisar o futuro, faculdade que os
líderes descreveram em seus melhores casos pessoais. Entretanto, quer dominemos
essa habilidade de visão, sonho, apelo, meta ou projeto pessoal, a mensagem é
que os líderes têm de saber para onde estão indo se esperam que os outros os
sigam de boa vontade em sua jornada.
Por capacidade de vislumbrar o
futuro, as pessoas não se referem ao poder mágico de um visionário atento e, ao
contrário, a realidade é mais sensata: trata-se da capacidade de estabelecer o
destino para o qual a empresa deve caminhar. Essa visão é o norte magnético que
fornece às pessoas a capacidade de traçar seu rumo em direção ao futuro.
Na condição de seguidores,
exigimos que o líder estabeleça uma orientação bem definida em sua jornada rumo
ao amanhã. Queremos que nos orientem com riqueza de detalhes não só para saber
quando atingiremos o objetivo almejado, mas também para podermos escolher a
rota certa para chegar lá. Os executivos veem a necessidade de uma visão de
futuro de prazo mais longo do que aqueles que estão na linha de frente das
operações. Isso sugere uma importante necessidade de desenvolvimento para os
indivíduos que passam a desempenhar funções de natureza mais estratégica.
Ser Competente
Para nos engajarmos na causa de
alguém, temos de acreditar que essa pessoa tem competência para nos guiar rumo
ao destino escolhido e, se duvidarmos de sua capacidade, dificilmente nos
uniremos à cruzada. A competência de liderança se refere ao histórico do líder
e à sua capacidade de fazer o que tem que ser feito. É o tipo de competência
que inspira a confiança de que o líder conseguirá guiar a organização inteira,
na direção certa.
Não consiste na capacidade de
dominar a tecnologia básica da empresa e, de fato, o tipo de competência
exigida parece variar com a posição que o líder ocupa e com as condições
vigentes na organização. Embora seja necessário um nível básico de compreensão dos aspectos fundamentais do setor, também sabemos que não se pode esperar que
os líderes sejam os indivíduos tecnicamente mais competentes em suas áreas. As
organizações são demasiadamente complexas para isso.
Isso é particularmente verdadeiro
quando as pessoas chegam aos níveis mais elevados na empresa. Por exemplo:
espera-se daqueles que ocupam altos cargos capacidade de planejamento
estratégico e formulação de políticas e, por outro lado, se a empresa necessita
definir sua área de atuação e seu posicionamento de mercado, um CEO com
profundos conhecimentos de Marketing pode ser visto como um ótimo líder.
Entretanto, em funções de
produção – onde as pessoas esperam orientação técnica – essas mesmas
capacidades estratégicas (ou de marketing) serão insuficientes. O líder da área
de produção ou que trabalha em contato com consumidores e clientes, terá de
possuir maior competência técnica do que alguém menos envolvido com a oferta de
serviços ou a fabricação de produtos. Contudo, não é necessário que o líder
tenha o mesmo nível de conhecimentos técnicos que os seguidores, pois é bem
mais importante que o líder utilize seu tempo para conhecer os mercados do ramo
de negócios e se inteirar sobre o verdadeiro estado das operações.
Ser Inspirador
Espera-se que os nossos líderes
sejam entusiasmados, vigorosos, confiantes no futuro e, acima de tudo,
inspiradores – um pouco como um chefe de torcida. Não basta que ele tenha um
sonho de futuro, pois ele deve ser capaz de comunicar a visão de maneira que
nos encorajem aderir no longo prazo. Todos ansiamos por encontrar propósitos
elevados em nossas vidas pessoais e profissionais e, embora o entusiasmo, a
energia e a atitude positiva de um bom líder possam não alterar o conteúdo do
trabalho, certamente podem conferir maior significado.
Os líderes inspiradores falam
diretamente à nossa necessidade de ter significado na vida e, além disso, seu
otimismo dá esperança às pessoas. Isso é crucial em qualquer momento, mas em
momentos de grandes incertezas, lidera com emoções positivas é essencial para
levar as pessoas a seguirem em frente. As emoções são contagiosas e as
positivas ressoam em toda organização e em relacionamentos com outros
seguidores. Dessa forma, para realizar feitos extraordinários em tempos extraordinários,
os líderes precisam inspirar o desempenho ideal – algo que só as emoções
positivas poderão alimentar.
Credibilidade: o Fator Básico
Ser honesto, capaz de antecipar o
futuro, ser inspirador e competente são as características constantes ao longo
de duas décadas de crescimento, recessão ou durante a onda de novas
tecnologias, globalização da economia e explosão da Internet. A importância das
qualidades mais desejadas nos líderes variou ao longo desse tempo, mas essas
quatro (4) continuam sendo consideradas nessas pessoas.
Essas caraterísticas constituem o
que os estudiosos denominam de “fontes de
credibilidade” e, quando investigaram a credibilidade das fontes de comunicação, sejam elas de noticiários, vendedores, gerentes, médicos,
políticos e outros, esses estudiosos utilizaram três (3) critérios para avaliar
as pessoas – honestidade, dinamismo e expertise.
Aqueles mais bem classificados nessas três dimensões foram considerados fontes
mais críveis de informações.
Note que existe muita semelhança
entre essas três características e as qualidades de ser honesto, inspirador e
competente – três dos quatro itens mais apontados na pesquisa de KOUSER &
POSNER ([2]).
O que eles descobriram foi que – acima de tudo – “os líderes devem ter credibilidade”, pois ela é o alicerce da
liderança. Portanto, “se não acreditarmos no mensageiro, não
acreditaremos na mensagem”
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