terça-feira, 18 de agosto de 2020

Desenvolvendo Estratégias Funcionais

 

Quais São as Etapas Que o Estrategista Deverá Percorrer a Fim de Propor as Estratégias a Serem Implementadas? Por Que o Estrategista Só Deverá Desenvolver Sua Estratégia Quando a Organização Souber Onde Quer Chegar? Qual é o Conceito de Uma Visão de Futuro Organizacional?

 

 

O principal objetivo desse texto é desenvolver Estratégias Funcionais a fim de contribuir para construção do futuro das organizações e, para tal finalidade, serão listadas algumas dessas estratégias que foram aplicadas pelas empresas com objetivos alinhados à sua visão de futuro.

No desenvolvimento das estratégias, existem várias abordagens destacando que a gestão estratégica deveria começar com a autoavaliação das capacitações da empresa. As estratégias para a implementação da Visão e da Missão seriam dependentes daquilo que a empresa faz com a competência, e da criação de novas capacitações.

Peter Drucker ([1]) lançou o desafio, perguntado o que tem valor naquilo que a empresa faz? Dessa forma, era preciso questionar o que, como e por que se faz. Sendo assim, o estrategista deverá propor as estratégias que respondam a essas questões e, assim que ele fizer a 1ª reunião com os representantes da empresa, é importante que ele tenha percorrido as seguintes etapas:  

 

·        Contextualização da Organização: Adequar a metodologia de trabalho às características e especificidades de cada empresa. A customização é imprescindível nessa etapa.

·        Identificação do Negócio da Organização: Deverá ocorrer de acordo com suas peculiaridades.

·        Definição das Diretrizes Estratégicas: Visão e Missão institucional, em função do negócio e dos valores.

·        Desenvolvimento da Análise Ambiental: Abrangendo cenários, análise dos ambientes (interno e externo) para identificação das oportunidades e ameaças.

·        Formulação de Estratégias Corporativas, Estratégias de Negócios (ou de Unidades de Negócios) e Estratégias Funcionais.

 

 

Visão de Futuro

  

O conceito de visão de futuro é o ponto de partida para o desenvolvimento das estratégias corporativas, pois só se deve desenvolver a estratégia a partir do momento em que a organização saiba onde quer chegar. E, ao formular a visão do futuro, o estrategista deverá conciliar as motivações, a vontade, os valores e os desafios com o sonho. Veremos abaixo alguns exemplos de visão de futuro e suas principais motivações:

 

1) Banco de Varejo: 

 

·        Visão de Futuro: “Ser o banco líder em performance, reconhecidamente sólido e confiável, destacando-se pelo uso agressivo do marketing, tecnologia avançada e por equipes capacitadas, comprometidas com a qualidade total e a satisfação dos clientes”.

·        Motivação: “A motivação não é a de ser o maior banco em volume de vendas, mas ser o líder em performance. Espera-se nesse banco que cada real proporcione o maior spread”.

 

2) Indústria de Alimentos:

 

·        Visão de Futuro: “Ser reconhecida como empresa de classe mundial na indústria de alimentos processados para consumo final, especialmente os que necessitam de refrigeração na produção e conservação”.

·        Motivação: “Ser aceito mundialmente por quaisquer critérios econômicos, sanitários, políticos e religiosos”

 

3) Empresa de Serviços Pela Internet:

 

·        Visão de Futuro: “Ser líder no fornecimento de soluções business-to-business através da utilização de ferramentas de alta tecnologia, considerando toda a amplitude de produtos requeridos e serviços de valor agregado”.

·        Motivação: “Ser o principal provedor de soluções customizadas em serviços através da internet”.

 

4) Indústria de Cosméticos:

 

·        Visão de Futuro: “Ser uma empresa com alta performance em operações e logística, produzindo produtos que proporcionem total equilíbrio e bem-estar. Ser a empresa pioneira em disseminação internacional do conceito de biodiversidade sustentabilidade da flora brasileira”.

·        Motivação: “A motivação aqui tem três vertentes: especializar-se em logística, respeitar e valorizar o ser humano e protagonizar internacionalmente a imagem da flora brasileira”.

 

5) Empresa de Serviços de Armazenagem:

 

·        Visão de Futuro: “Tornar-se operador logístico em todo território nacional, buscando excelência nos serviços e satisfação dos clientes, através de investimentos maciços em equipamentos, tecnologia da informação e satisfação pessoal dos funcionários”.

·        Motivação: “Transformar a armazenagem numa rede logística, atuando nos elos da cadeia de suprimentos”.

 

6) Indústria de Equipamentos e Componentes de Telecomunicações:

 

·        Visão de Futuro: “Ser a empresa de melhor rentabilidade e estar entre as cinco do setor, com destaque no domínio de tecnologias avançadas e comprometimento com a qualidade total e a satisfação dos clientes”.

Motivação: “Implementar o conceito de valor agregado, conciliando qualidade dos produtos e serviços com rentabilidade empresarial




([1]) DRUCKER, Peter. “Administrando Para o Futuro”. Rio de Janeiro: Pioneira, 1992

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