Quais São as Etapas Que o Estrategista Deverá
Percorrer a Fim de Propor as Estratégias a Serem Implementadas? Por Que o
Estrategista Só Deverá Desenvolver Sua Estratégia Quando a Organização Souber
Onde Quer Chegar? Qual é o Conceito de Uma Visão de Futuro Organizacional?
O principal objetivo desse texto
é desenvolver Estratégias Funcionais a fim de contribuir para construção do
futuro das organizações e, para tal finalidade, serão listadas algumas dessas
estratégias que foram aplicadas pelas empresas com objetivos alinhados à sua
visão de futuro.
No desenvolvimento das
estratégias, existem várias abordagens destacando que a gestão estratégica
deveria começar com a autoavaliação das capacitações da empresa. As estratégias
para a implementação da Visão e da Missão seriam dependentes daquilo que a
empresa faz com a competência, e da criação de novas capacitações.
Peter Drucker ([1])
lançou o desafio, perguntado o que tem valor naquilo que a empresa faz? Dessa
forma, era preciso questionar o que, como e por que se faz. Sendo assim, o
estrategista deverá propor as estratégias que respondam a essas questões e,
assim que ele fizer a 1ª reunião com os representantes da empresa, é importante
que ele tenha percorrido as seguintes etapas:
·
Contextualização da Organização: Adequar
a metodologia de trabalho às características e especificidades de cada empresa.
A customização é imprescindível nessa etapa.
·
Identificação do Negócio da Organização:
Deverá ocorrer de acordo com suas peculiaridades.
·
Definição das Diretrizes Estratégicas: Visão
e Missão institucional, em função do negócio e dos valores.
·
Desenvolvimento da Análise Ambiental:
Abrangendo cenários, análise dos ambientes (interno e externo) para identificação
das oportunidades e ameaças.
·
Formulação de Estratégias Corporativas,
Estratégias de Negócios (ou de Unidades de Negócios) e Estratégias Funcionais.
Visão de Futuro
O conceito de visão de futuro é o
ponto de partida para o desenvolvimento das estratégias corporativas, pois só
se deve desenvolver a estratégia a partir do momento em que a organização saiba
onde quer chegar. E, ao formular a visão do futuro, o estrategista deverá
conciliar as motivações, a vontade, os valores e os desafios com o sonho.
Veremos abaixo alguns exemplos de visão de futuro e suas principais motivações:
1) Banco de Varejo:
·
Visão de Futuro: “Ser o banco líder em
performance, reconhecidamente sólido e confiável, destacando-se pelo uso
agressivo do marketing, tecnologia avançada e por equipes capacitadas,
comprometidas com a qualidade total e a satisfação dos clientes”.
·
Motivação: “A motivação não é a de ser o
maior banco em volume de vendas, mas ser o líder em performance. Espera-se
nesse banco que cada real proporcione o maior spread”.
2) Indústria de Alimentos:
·
Visão de Futuro: “Ser reconhecida como
empresa de classe mundial na indústria de alimentos processados para consumo
final, especialmente os que necessitam de refrigeração na produção e
conservação”.
·
Motivação: “Ser aceito mundialmente por
quaisquer critérios econômicos, sanitários, políticos e religiosos”
3) Empresa de Serviços Pela Internet:
·
Visão de Futuro: “Ser líder no
fornecimento de soluções business-to-business
através da utilização de ferramentas de alta tecnologia, considerando toda a
amplitude de produtos requeridos e serviços de valor agregado”.
·
Motivação: “Ser o principal provedor de
soluções customizadas em serviços através da internet”.
4) Indústria de Cosméticos:
·
Visão de Futuro: “Ser uma empresa com
alta performance em operações e logística, produzindo produtos que proporcionem
total equilíbrio e bem-estar. Ser a empresa pioneira em disseminação
internacional do conceito de biodiversidade sustentabilidade da flora
brasileira”.
·
Motivação: “A motivação aqui tem três
vertentes: especializar-se em logística, respeitar e valorizar o ser humano e
protagonizar internacionalmente a imagem da flora brasileira”.
5) Empresa de Serviços de Armazenagem:
·
Visão de Futuro: “Tornar-se operador
logístico em todo território nacional, buscando excelência nos serviços e
satisfação dos clientes, através de investimentos maciços em equipamentos,
tecnologia da informação e satisfação pessoal dos funcionários”.
·
Motivação: “Transformar a armazenagem
numa rede logística, atuando nos elos da cadeia de suprimentos”.
6) Indústria de Equipamentos e Componentes de Telecomunicações:
·
Visão de Futuro: “Ser a empresa de melhor
rentabilidade e estar entre as cinco do setor, com destaque no domínio de
tecnologias avançadas e comprometimento com a qualidade total e a satisfação
dos clientes”.
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