Sua equipe está recheada de
Profissionais, ou de gente que só reclama? E você, em qual das duas categorias
acha que se encaixa? Veja abaixo algumas características das pessoas que só
reclamam e NÃO agem para as coisas melhorarem:
1)
Reclamantes apontam continuamente para coisas que estão erradas na
empresa, e defeitos nos seus colegas. Profissionais também apontam erros –
entretanto, com uma grande diferença: eles também oferecem ideias e soluções
para melhorar.
2) Reclamantes têm
uma mentalidade de escassez. Cada vez que alguém faz uma grande venda, recebe
uma bonificação, um aumento ou um computador novo, Reclamantes acham que acabou
a riqueza do mundo e eles nunca mais poderão receber algo de bom. Por outro
lado, Profissionais têm a mentalidade da abundância. Eles sabem que existe
muita riqueza no mundo, totalmente disponível para todos que trabalham duro e
fazem um bom trabalho.
3)
Reclamantes culpam coisas fora do seu controle e nunca assumem a responsabilidade
sobre coisas que realmente podem controlar. Profissionais mantêm o foco estritamente
nas coisas que podem controlar, e fazem o melhor para garantir seus resultados
nessas áreas. Se não conseguem os resultados planejados, assumem toda a culpa,
sem ficar inventando desculpas – ou jogando a culpa nos outros.
4)
Reclamantes trazem seus problemas pessoais para o trabalho e fazem com que
todos na empresa saibam o que está acontecendo, afetando negativamente a sua
performance. Profissionais também têm problemas, mas eles sabem que seu lugar é
fora do trabalho. Eles não dizem ou contam coisas que podem distrair ou
deprimir outros funcionários, e afastam-se rapidamente daqueles que fazem isso.
5)
Reclamantes esperam que as coisas aconteçam. Profissionais fazem as coisas
acontecerem. Eles estão continuamente colocando coisas em movimento, para que
as metas que querem realizar, sejam alcançadas o mais breve possível
6) Reclamantes usam a rejeição como
desculpa para desistir. Profissionais usam a rejeição como a validação de que
estão fazendo algo diferente, sabendo que leva um certo tempo para quebrar a
inércia e a preguiça das pessoas e, no processo, aproximam-se cada vez mais de
suas metas.
7)
Reclamantes são sempre pessoas que dão o mínimo e esperam o máximo. Fazem o
mínimo possível de esforço, e por mágica esperam de volta o máximo de
resultados. Já os Profissionais são o contrário: esforço máximo e expectativas
mínimas.
Profissionais
fazem muito mais do que a obrigação e esperam nada em troca - embora sempre
acabem sendo reconhecidos.
8) Reclamantes somente dão duro quando
estão com vontade. Profissionais trabalham duro todos os dias, de forma
dedicada e persistente. Eles fazem tudo ao seu alcance e não se enganam (nem a
empresa) fazendo corpo mole.
9)
Reclamantes têm a ‘Síndrome do Eu’. Eles são viciados nas suas próprias
expectativas e pensam somente neles mesmos.
Profissionais
sabem que, para alcançar o sucesso, precisam trabalhar em equipe e que, as
necessidades do grupo, sempre vêm antes do que as necessidades
pessoais.
10)
Reclamantes precisam de motivação contínua. São pessoas que
precisam de manutenção alta e atenção contínua. Profissionais são aqueles que
se motivam (também aos outros) - com palavras, gestos ou exemplos. Não apenas
cruzam a linha de chegada, mas fazem questão de trazer o máximo possível de
pessoas junto, compartilhando as alegrias da vitória.
E aí? Que avaliação você fez de si
mesmo? E das pessoas que trabalham com você? Descobriu algumas áreas onde você
pode melhorar? Trabalhe nessas áreas e melhore rapidamente, pois você vai
descobrir que ........
...Profissionais,
além de se divertir mais, também ganham muito mais dinheiro do que os
Reclamantes!
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