Quais
as Principais Características de Uma Feira Livre? Qual o Perfil dos
Consumidores de Uma Feira Livre?
As feiras livres são as responsáveis por expressivas parcelas de venda de produtos hortifrutigranjeiros nas metrópoles brasileiras e, embora muitos acreditem que sejam especificamente para “pobres”, elas não estão restritas às classes sociais mais baixas.
Trata-se
de um espaço tão democrático onde tudo é permitido, pois até senhoras elegantes
se permitem provar uma fruta, executivos bem vestidos experimentarem uma
verdura ou operários dividirem uma bebida. Na verdade, todos os consumidores
estão representados numa feira livre e talvez esse seja o verdadeiro encanto
das feiras.
Embora muitas donas de casa se queixem
dessa atividade não são raras as pessoas que freqüentam as feiras livres, pois
elas têm a certeza de levar para casa frutas e legumes de qualidade, o que
compensa o incômodo de terem de puxar o carrinho.
Apesar do surgimento e da consolidação
dos hipermercados no Brasil, as feiras livres fazem parte de um segmento em
ascensão e isso indica que elas satisfazem
necessidades do consumidor que não são atendidas por outros varejistas.
Em termos de valores esse segmento de mercado
ainda é uma incógnita, mas sabe-se que 70% das 10 mil toneladas de frutas,
verduras, flores e pescados que passam diariamente peça CEAGESP seguem para as
feiras livres (Gazeta Mercantil, 09/94).
Para fabricantes e/ou distribuidores
existem muitas oportunidades nas feiras livres, pois parte dos recursos
financeiros destinados a promoções e merchandising dessas organizações poderia
ser canalizado para as feiras. E, como os consumidores gostam de ir à feira,
não existe o risco de vulgarizar as marcas presentes nesse evento. As
principais características de uma feira livre são:
·
Agregam
pouco serviço ao produto e um dos principais atrativos é o seu aspecto de self service.
·
Atuam
com preços baixos e com isso atendem à grande maioria dos consumidores.
·
São
atrativas em função da conveniência, pois se localizam perto dos consumidores.
·
O
ponto forte de uma feira livre é o fato de o consumidor manter contato direto
com a mercadoria.
·
O
consumidor tem a liberdade de negociar; ou seja, pechinchar. Isso é impensável
nos supermercados – por exemplo.
Outros canais de distribuição vêm
tentando competir com as feiras livres. É o caso dos Shopping
Centers que abriram enormes áreas nas suas instalações, oferecendo ao
público os produtos frescos que são os principais atrativos das feiras.
Além disso, vêm também as comodidades
como estacionamento, segurança e ambiente agradável. Na cidade do Rio de
Janeiro o Barra Shopping oferece esta opção e, em São Paulo, o Shopping
Morumbi.
Porém, muitos estudiosos do assunto vêm afirmando que essa concorrência não oferece perigo algum ao futuro das feiras livres, pois em primeiro lugar os Shopping Centers são voltados ao público de maior renda e, de outro lado, não conseguem reproduzir o caráter informal da feira livre. Além disso, ninguém se imagina pechinchando em uma loja do Barra Shopping (RJ) ou do Morumbi Shopping (SP).
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