O Que é Relações
Públicas? O Que Faz Um Profissional de RP? Qual Deve Ser a Formação Acadêmica
de Um Profissional de RP?
Relação
Pública é a ciência e a arte de compreender, adequar-se e influenciar sobre o
clima das relações existentes entre as pessoas e as instituições de uma determinada
sociedade.
As
Relações Públicas se utilizam das ferramentas de marketing de massa e de
relacionamento interpessoal, escolhendo personalidades influentes e formadoras
de opinião dessa sociedade.
Sendo
assim, pode-se dizer que a sua principal finalidade é interferir positivamente
em favor de um produto ou serviço de uma organização. Nesse contexto, o
principal objetivo das atividades de Relações Públicas é tentar criar boa
vontade nos diversos públicos com quem a organização se relaciona.
Porém,
pode-se afirmar que Relação Pública não tem finalidade de controlar o público,
mas ajudar as empresas a se comunicarem com ele. Percebe-se o valor das
Relações Públicas na solução de um mal-entendido organizacional, por exemplo.
Ou
ao tentar minimizar determinados preconceitos a respeito de um produto, um serviço
ou um posicionamento da empresa. Além disso, as Relações Públicas servem para
antecipar ataques de concorrentes e obter tratamento justo de órgãos governamentais
sobre questões legislativas e tributárias.
A
transparência das ações empresariais gera credibilidade e, numa sociedade onde
a imprensa atua livremente, se faz necessário aprender a atuar às claras.
Na
sociedade brasileira atual milhões de cidadãos são esclarecidos e bem
informados, exigindo-se que as corporações tenham coragem de apontar as
próprias falhas e as soluções que estão sendo implementadas.
Nas
grandes organizações é muito comum o apoio de empresas especializadas em
Relações Públicas, trabalhando paralelamente com as agências de propaganda que
também cuidam da comunicação corporativa.
Embora
Relações Públicas tenham ligação íntima com o Marketing em termos de ferramenta
mercadológica, elas podem ser exercidas por pessoas de diferentes formações
acadêmicas, pois apresentam particularidades próprias.
No
Brasil existem várias escolas de Relações Públicas, onde os profissionais que
emergem desses cursos abrem seu próprio espaço e criam associações de classe,
tentando manter sua identidade frente a profissionais oriundos de outras áreas.
Diante
das atividades que podem ser realizadas pelo profissional de Relações Públicas,
veremos abaixo algumas que podem ser exercidas por profissionais oriundos de
outras áreas:
a)
Relacionamento Com a Imprensa: Repassar
informações de interesse público, visando atrair a atenção sobre a organização
e seus produtos (e serviços). Minimizar o efeito de críticas, campanhas
difamatórias ou acidentes ocorridos que envolvam a organização.
b)
Comunicações Corporativas: Criar informes
(internos e/ou externos) a fim de promover a compreensão do funcionamento da
organização.
c)
Lobby (Tráfico de Influência): Trabalho feito
junto aos legisladores (ou outros órgãos do governo) visando criar normas
específicas, ou minimizar o efeito de normas que prejudiquem a organização (ou
seus produtos e serviços).
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