Os Líderes Nascem Prontos? É Possível
Desenvolver as Habilidades Próprias do Líder? O Que Fazer Para se Tornar
Eficaz?
Há
algumas décadas estudiosos do assunto consideravam a Liderança como sendo a
capacidade de uma pessoa persuadir a outra apenas com o poder de suas palavras.
Além disso, também se acreditava que os indivíduos já nasciam com as
características e as aptidões próprias de um líder.
Porém,
atualmente, já se sabe que os valores, os ideais e as características do líder
podem ser apreendidos através da sua experiência e do seu relacionamento com o
meio ambiente.
Liderança
é uma habilidade humana completamente subjetiva e nem todos aqueles que ocupam
cargos gerenciais a possuem, pois conforme estudos apenas 15 % dos líderes são natos. Ou seja, nasceram com as
características próprias de um líder.
Mais
recentemente outros autores passaram a definir a Liderança como sendo “o uso da
influência simbólica – não coercitiva – para dirigir e coordenar as atividades
dos membros de um grupo a fim da realização dos objetivos desse grupo”.
Diante
dessa afirmativa pode-se dizer que para que exista Liderança são necessárias
duas (2) condições básicas: (A) tem que haver liderados; e (B) ambos – líder e
liderados – têm que ter os mesmos objetivos.
Sendo
assim, aconselha-se aos atuais líderes algumas ações que podem torná-los
eficazes:
q Constituir a sua própria equipe com pessoas mais
heterogêneas possíveis: A
conseqüência disso é que as pessoas irão interagir com outras, cujos pontos de
vistas sobre vários assuntos é completamente diferente e, certamente, isso é
uma boa oportunidade de aprendizado.
q Treinar continuamente sua equipe: Ao fazer isso, o Líder estará demonstrando aos seus
liderados sua habilidade técnica no assunto e, dessa forma, ele será respeitado
por isso sem precisar ser arrogante e dizer que domina o assunto mais do que
eles.
q Planejar o trabalho sintonizando-o com as capacidades
individuais da sua equipe: Dessa
forma o Líder utiliza as habilidades de cada um de maneira precisa para cada
tarefa a ser realizada.
q Motivar sua equipe de trabalho: É tarefa do Líder manter sua equipe sempre motivada
a fim de alcançarem juntos seus objetivos.
q Monitorar e avaliar o desempenho do seu grupo: Monitorar significa cobrar e isso é tarefa do Líder.
Além disso, todos nós gostamos de saber como estamos indo no nosso trabalho.
Daí, a avaliação de desempenho.
q Recompensar o desempenho positivo de seus
colaboradores: Uma das principais
formas de motivar pessoas é recompensá-las por terem alcançado suas metas.
q Demonstrar confiança na sua equipe: Trata-se de uma das principais tarefas do Líder,
embora todos precisam estar cientes de que o Líder cobra resultados.
q Fornecer uma ampla visão do mercado aos seus
seguidores: É tarefa do Líder mostrar
aos liderados sua importância no esquema organizacional; ou seja, os liderados
precisam estar cientes da sua importância nos resultados organizacionais.
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