Qual
a Importância da Embalagem Para o Sucesso de um Produto? Quais as Principais
Características de uma Embalagem?
Nos
últimos anos podemos observar que um dos fatores mais decisivos no processo de
fidelização de consumidores foi a preocupação das empresas com o
aperfeiçoamento das embalagens de seus produtos.
Conforme
especialistas em Marketing, uma boa embalagem deve – primeiramente – apresentar
o produto aos consumidores e se constitui em um elemento relevante do Marketing-Mix.
Um
importante componente da embalagem é o rótulo o qual identifica, descreve e
classifica um produto.
Um
bom rótulo promove o produto no ponto de vendas através de figuras e cores
atraentes, pois em produtos de consumo de massa o visual formado por rótulo e
embalagem se constitui no primeiro elemento de Merchandising no ponto de
vendas.
No
caso dos alimentos e bebidas algumas imitações de rótulos e nomes apresentam
certas semelhanças em termos de cores e desenhos. Certamente, isso acaba
induzindo consumidores desatentos a comprarem determinados produtos como é o
caso das bebidas Caldezano e Cortezano, as quais se confundem com o líder de mercado
nesse segmento – Cinzano.
Dessa
forma, pode-se afirmar que uma boa embalagem deve se transformar em um anúncio
do próprio produto, devendo ser fácil de manusear e poupar o tempo dos
consumidores.
Deve
informar os usos do produto, ser fácil de transportar e dispor de opções de
tamanho e quantidades do produto. Além disso, uma embalagem deve ser fácil de
abrir, de fechar e de ser reciclada a fim de ser novamente utilizada para o
mesmo produto.
Empresas
que planejam seu Marketing-Mix com competência acompanham de perto o
relacionamento de suas embalagens com os consumidores dos seus produtos.
E
nesse processo de pesquisa permanente elas acabam identificando algumas
imperfeições nas embalagens, as quais são uma ótima oportunidade para estreitar
suas relações com os consumidores e se transformam em fatores de fidelização às
suas marcas.
Dentre
as centenas de novidades nas embalagens algumas merecem destaques como a lata
das batatinhas fritas Pringle’s (da Procter & Gamble), a qual revolucionou
esse segmento e se transformou em padrão.
Outro
destaque é a nova embalagem da cerveja Antarctica, a qual aparentemente
descobriu a quantidade certa para a maioria dos bebedores desse produto – 237
ml.
Ainda
no segmento de bebidas pode-se destacar a embalagem com três doses do conhaque
Dreher, o qual consegue caber no bolso dos consumidores tanto em tamanho quanto
em preço (abaixo de R$ 2).
No
segmento de maioneses, a Cica lançou o sache de 500 g com bico dosador em
formato de estrela – a fim de facilitar a decoração de determinados pratos. E
para não ficar atrás a Hellmann’s lançou uma embalagem com bico que abre e
fecha, a qual também possibilita decorar pratos e ocupa menos espaços nas
prateleiras.
Atendendo
às queixas de seus consumidores, a Parmalat lançou uma embalagem com adesivo
especial que possibilita abri-la e fechá-la diversas vezes, até acabarem todos
os biscoitos do pacote.
Já
a Bauducco lançou uma embalagem de biscoito com um “berço” de papelão ondulado,
o qual servindo de base evita a quebra de biscoitos.
Portanto,
como vimos, produtos com embalagens bem planejadas ao gosto dos consumidores
acabam se transformando em importantes ferramentas de fidelização de
consumidores e não permitem que eles caiam na tentação de experimentarem os
produtos concorrentes.
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