Como
as Empresas Inovam? O Que é Brainstorm? Quais as Condições Necessárias Para
Incentivar as Pessoas a Criarem?
A
atividade de criar significa produzir algo de onde antes não havia nada e por
isso muitos autores consideram a criatividade como a capacidade de lidar com o
desconhecido, produzindo resultados a partir da convivência com o imponderável.
Para
as empresas, criar é uma condição básica para sua própria sobrevivência, pois a
criatividade trás inovações nos produtos e serviços.
Thomas
Edison dizia que a invenção é 99% transpiração e 1% inspiração e que, por isso
mesmo, as organizações deveriam trabalhar bastante uma determinada idéia para
alcançar a inovação.
Mas,
ainda existem pessoas que acreditam ser a criatividade uma característica nata;
ou seja, para elas os seres humanos nascem criativos ou não. Porém, a realidade
é que para serem bem sucedidas as organizações devem se esforçar bastante para
serem criativas e, as empresas com muitas idéias inovadoras, acabam forçando
essas idéias nas suas equipes. Na verdade, os fracassos são vistos como
oportunidade para o aprendizado.
Dessa
forma, o primeiro passo é estimular as pessoas na empresa a darem idéias e
sugestões, não como uma atividade passiva ou com uma caixa de sugestão. Na
verdade, uma das técnicas mais utilizadas nas organizações para gerar novas
idéias é o “Brainstorm”, o qual dá liberdade às pessoas para contribuírem de
forma significativa sem serem criticadas pelos demais participantes.
Alguns
estudiosos acreditam que são necessários três ingredientes para dotar uma
empresa de idéias criativas:
·
Uma
liderança que apóie as sugestões de todos.
·
Uma
estrutura que funcione – envolvendo secretários – a fim de tomarem nota dessas
sugestões e permitirem compartilhar essas idéias com toda organização.
·
Supervisores
a fim de promover as sugestões.
Barreiras à
Criatividade:
A)
Barreiras de Percepção: Dificuldades
em isolar o problema; Tendência para delimitar o problema; Incapacidade de
enxergar o problema de vários ângulos; Ver o que se espera ver; Saturação;
Dificuldade em utilizar todos os estímulos sensoriais.
B)
Barreiras Culturais e Ambientais: (Culturais: Tabus – como pensar que a
fantasia e a reflexão são uma perda de tempo, que o divertimento é só para
crianças, que a tradição é preferível à mudança e que todos os problemas podem
ser resolvidos de maneira científica e com muito dinheiro) (Ambientais: Falta de cooperação entre
colegas, um chefe autocrático que só valoriza suas próprias idéias e a falta de
aceitação de sugestões).
C)
Barreiras Emocionais: Às vezes,
algumas pessoas não compartilham suas idéias com medo do ridículo. Sendo assim,
as barreiras emocionais incluem o medo de cometer erros e a preferência em
julgar, em vez de gerar idéias.
D)
Barreiras Intelectuais e de Expressão: Resultam numa
escolha ineficiente de táticas mentais ou numa falta de munições intelectuais.
As de expressão inibem a nossa capacidade de comunicar idéias a nós e aos
outros.
Além
disso, observa-se que muitos Líderes não são “antenados” com os tempos modernos
e muitos deles ainda afirmam os seguintes absurdos:
·
“Você
aqui não é pago para pensar; você é pago para fazer!”.
·
“Isso
não é hora para ter idéias....nós estamos no meio de uma crise!”
É
impressionante como algumas empresas – justo em um momento de crise – perdem completamente
o senso de direção e tentam moldar o mundo ao seu modelo; e não ao contrário.
Porém,
uma das principais tarefas de um Líder “antenado” com o seu tempo é justamente
criar um ambiente favorável à geração de idéias e soluções criativas. Ou seja,
fazer o seu colaborador pensar.
Mas,
para isso, a primeira providência seria abolir toda e qualquer formalidade,
pois é exatamente em um ambiente informal que a imaginação se liberta e o
trânsito das boas idéias descongestiona.
Dessa
forma, deve-se acabar de vez com a reverência às pessoas com cargos mais
elevados que, na maioria das vezes, é pura perda de tempo – e tempo é o bem
mais precioso de uma organização. Na verdade, um ambiente irreverente desafia
as normas, a lógica e a autoridade, mas é assim que surgem as soluções de maior
valor para as empresas.
A
alegria, o sorriso e o bom humor desinfetam o ambiente das velhas idéias, dos
preconceitos e torna a empresa “viva”. Um pouco mais barulhenta, é claro, mas
ao mesmo tempo mais inovadora. A inquietude de um Líder em não aceitar o mundo
como ele é promove um ambiente inquieto, muito parecido como uma oficina de
criação artística, mas desbloqueia os dons artísticos de cada um de nós. Sendo
assim, o Líder deve desafiar os processos perguntando:
·
“Por
que fazemos desse jeito?”
·
“Por
que não fazer de forma completamente diferente?”
Diante
disso, aconselha-se que o Líder estipule metas desafiadoras, energizando os
membros da sua equipe e remunerando as pessoas para pensar, imaginar e sonhar
com uma empresa e produtos melhores.
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