O
Que é Motivação? Como Ela Pode Ajudar o Vendedor Nas Entrevistas de Vendas?
Estimular a Memória Aumenta a Motivação? O Otimismo Motiva as Pessoas?
Alguns autores definem motivação como
sendo os motivos que levam pessoas a alguma ação. Mas, os motivos que levam
alguns a uma ação podem ser diferentes dos motivos que levem outras pessoas à
mesma ação.
Diante disso, hoje já se sabe que a
motivação é algo próprio, íntimo e particular. Ou seja, a motivação é sua e
não, minha. Para piorar, muitos acreditam que não existam fórmulas para manter
uma pessoa – ou uma equipe – motivada o tempo todo dentro de uma organização.
Por outro lado, outros estudiosos afirmam
que um motivo é um processo que dirige e desenvolve um comportamento diante de
necessidades ou desejos. E a automotivação seria a nossa convicção de
atingirmos os objetivos através da luta, da garra e do entusiasmo. É uma ação
na qual nos empenhamos por livre e espontânea vontade.
Sendo assim, quando um profissional de
vendas visita um cliente varejista sem que ele o tenha chamado é necessário
gerar um motivo. Isto é, ele precisará levantar as necessidades do cliente em
adquirir seu produto através de perguntas (sondagens). E, após descobrir tais
necessidades, a motivação consiste em demonstrar os benefícios que seu produto
possa oferecer aos consumidores.
Sendo assim, esse profissional de vendas
deverá converter as necessidades de seus clientes em um “impulso de compra” e
encaminhá-lo para o fechamento da venda, fazendo o cliente perceber e reconhecer
a urgência desta necessidade.
Se o contato for bom e produtivo para
ambos, o cliente terá maior facilidade de se recordar de boa imagem do
vendedor, o que deve facilitar bastante seus contatos posteriores. Há uma
tendência nas pessoas em só se lembrarem de acontecimentos agradáveis e, por
isso mesmo, a motivação também trabalha com a memória das pessoas. Toda pessoa tem
o desejo de ajudar alguém Para tal, basta que seja provocado e esse desejo se
realiza.
Diante disso, o vendedor poderá – algumas
vezes – chegar a um colega ou ao seu chefe e dizer que está com um problema,
precisando de sua ajuda. Isso já predispõe a pessoa a ser útil.
Portanto, o vendedor deve procurar manter
contato com pessoas otimistas, alegres e positivas, pois parece existir uma
passagem desta força positiva para aqueles que as rodeiam.
Com isso, profissional de vendas poderá
ter um contato bastante positivo com seus clientes e, quem sabe, até
motivá-los mais facilmente através de todo esse otimismo.
Nenhum comentário :
Postar um comentário