quinta-feira, 23 de fevereiro de 2023

Como Descobrir as Necessidades dos Clientes nas Lojas

Qual é a Principal Ferramenta de Um (a) Atendente? Quais São os Seis Tipos de Perguntas Que o (a) Atendente Deve Fazer ao Cliente? Quais São os Três Tipos de Resposta à Uma Pergunta Teste?

 




Um (a) atendente de loja varejista que queira se tornar um profissional de vendas deve tentar descobrir as necessidades do seu cliente por determinado produto (ou serviço), a fim de realizar a venda. Pois, quando o vendedor resolve os problemas de algum cliente, fornecendo-lhes os benefícios do produto (ou serviço), ambos têm vantagens e saem ganhando.

Nesse artigo serão criadas condições para que você desenvolva competências para conhecer a ferramenta básica que facilita o diálogo com o cliente na identificação de suas necessidades. Além disso, tentaremos ensiná-lo a     adotar uma postura focada nas necessidades, nos anseios e nas expectativas do cliente. Também ensinaremos a desenvolver estratégias para apresentação de produtos e serviços que atendam às expectativas dos clientes.

 

As Ferramentas de Cada Profissional

 

Os bons profissionais são aqueles que se preocupam em atender às necessidades dos seus clientes. E, no mercado cada vez mais competitivo de hoje, o profissional de vendas diferencia-se pelo uso consciente das suas ferramentas de trabalho. Estamos acostumados a ver um profissional e associá-lo a uma ferramenta e, quando falamos de um médico, imediatamente vem à nossa mente a figura de um estetoscópio.

Quando pensamos em um dentista, imediatamente nos lembramos da figura de uma broca ou do famoso boticão e, quando falamos de um carpinteiro, nós pensamos em um serrote ou em um martelo. Quando falamos de um fotógrafo, imediatamente imaginamos uma máquina fotográfica. Porém, quando falamos do vendedor, de qual ferramenta nos lembramos e associamos a esse profissional?

A principal ferramenta de trabalho do vendedor é a PERGUNTA. Existem seis (6) tipos de perguntas que estão à disposição do vendedor para utilizar durante todo o processo de venda. Essas perguntas podem auxiliá-lo a conhecer bem as necessidades do cliente:

 

1) Pergunta Fechada: É ruim para estimular o diálogo, porque, em geral, tem como resposta apenas um “SIM” ou um “NÃO”. Entretanto, é ótima para direcionar uma escolha. Exemplos: O senhor já conhece a nossa empresa? – Já viu o novo lançamento? A senhora prefere o verde ou o branco?

OBSERVAÇÃO: A Pergunta Fechada dará ao cliente a opção de escolha e, portanto, auxilia na identificação de suas preferências. É necessário, também, que o vendedor esteja atento às demandas do cliente.

2) Pergunta Aberta: Esse é o tipo de pergunta ideal para estimular o cliente a falar de si mesmo e de suas necessidades. Exemplos: Que critérios o senhor usa para escolher seus ternos? Qual a sua opinião sobre o mercado atual de automóveis? O que é importante para a senhora numa confecção de verão?

Essas perguntas não podem ser respondidas apenas com um “sim” ou um “não”. Elas pedem uma resposta mais completa, uma opinião ou uma forma de ver as coisas

3) Pergunta Eco: Tem a principal finalidade de estimular o cliente a falar mais sobre alguma opinião que ele tenha manifestado. é uma forma de aprofundar uma questão. Exemplo: Cliente: Acho que isto está muito caro. Vendedor: – Muito caro? Cliente: Esse tipo de tecido não dura nada. Vendedor: – Não dura?

Ao fazer uma Pergunta Eco, o cliente provavelmente falará mais sobre o que pensa de um produto ou de um preço. Por isso, esse tipo de pergunta é ideal para trabalhar as objeções dos clientes

4) Pergunta Reflexiva: Como o nome indica, é como se fosse um espelho, só que um espelho verbal: repete os principais pontos de uma conversa ou de algo que o vendedor acabou de ouvir. Exemplos: Se eu entendi bem, o senhor quer um celular com câmera, agenda grande, MP3, mas que seja fácil de operar. é isso? Só para confirmar: a senhora está preocupada em fazer este vestido combinar com outras peças que a senhora já tem, não é? Quer dizer então que o senhor...

A Pergunta Reflexiva tem 2 vantagens: (a) az o cliente notar seu interesse por ele; (b) Dá a você a chance de confirmar se está entendendo o que ele deseja.

5) Pergunta com Benefício: Você pode achar que o seu produto tem um argumento de venda muito interessante, mas não sabe se isso é também importante para o cliente. Então, esse é o momento de usar uma Pergunta com Benefício. Exemplo: Este é um equipamento confiável e tem 3 anos de garantia. A garantia é importante para o senhor? Este é o tipo de blusa que está na moda agora. Para você, é importante coisas da moda ou você gosta de fazer o seu próprio estilo?

Além de falar de uma qualidade do produto que você vende, a intenção é saber se é isso que o cliente busca. Nos dois (2) exemplos, poderíamos ter como resposta: “Três anos de garantia para mim não é tão importante, porque costumo trocar de equipamento uma vez por ano” ou “De fato, a moda para mim não diz nada. Eu uso o que acho que me cai bem. ”

Note que a Pergunta com Benefício transforma argumentos de venda em motivos reais de compra e checa o que é realmente importante para o cliente

Se o benefício que você mencionou é algo valioso para o cliente, você terá transformado, de forma sutil e eficaz, seu argumento de venda em um motivo real de compra.

6) Pergunta Teste: É o mais valioso tipo de pergunta para um profissional de vendas. é um termômetro da conversa. Pode ser usada a qualquer momento do contato com os clientes, sem afetar o andamento da relação ou fase da negociação. Exemplos: – Se o senhor decidisse comprar um computador, o que gostaria que ele tivesse como benefícios? Qual a sua opinião sobre produtos importados de um modo geral? O que a senhora acha deste tipo de poltrona com apoio para os pés?

 

Uma Pergunta Teste Pode Ter 3 Tipos de Resposta:

 




1) FRIA: Exemplos: “Não gostei desse modelo! ” O cliente já descartou o modelo, mas continua no processo de venda. “Acho que isto aqui não atende a minha expectativa.” Você está diante de uma objeção e é o caso de trabalhar nela. Mas, o processo de venda ainda continua

2) INDIFERENTE: Exemplos: “é ... parece bonitinho...” – é o caso de tentar outra alternativa, mostrar outra coisa. “Hummm... não sei não.” – Ainda não é o que o cliente quer, mas pode estar esquentando. Continue

3) QUENTE: Exemplo: “Nossa, que bonito isto! E demora para entregar?” É claro que você está diante de uma situação favorável. Então, feche a venda.

 

Principais Vantagens da Pergunta Teste:

 

É a ferramenta de venda mais valiosa

É segura, pois apenas pede uma opinião

Mede a temperatura do desejo do comprador em comprar

Oferece a energia de reserva para controlar a entrevista

O fato de perguntar como o cliente se sente ou como pensa pode mudar o rumo da conversa

É a única ferramenta de diagnóstico que você pode usar a qualquer momento

Evita objeções não resolvidas

Pode revelar tanto as opiniões quanto as resistências do cliente

Não existem surpresas na Pergunta Teste

 

OBSERVAÇÃO: Sempre tente a Pergunta Teste, assim que notar um sinal de compra do comprador. Sendo assim, use a Pergunta Teste em qualquer hora e lugar e quantas vezes você quiser. Você pode perguntar aos clientes o quanto eles desejam seu produto sem causar problema algum. Não há penalidade em receber uma resposta “fria”. É apenas uma oportunidade para continuar normalmente um contato.  



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