segunda-feira, 22 de janeiro de 2018

Eles Estão Entre Nós


Os Representantes Mais Velhos da Geração “Z” Começam a Chegar ao Mercado de Trabalho, Exigindo Uma Revisão Nas Práticas de Gestão de Pessoas







Enquanto os executivos de RH discutem como atrair e manter os mais jovens (Geração Y), os representantes mais velhos da geração seguinte (Z) começam a ocupar as primeiras cadeiras nas corporações. Dos 376 mil funcionários das “Melhores Empresas Para Começar a Carreira”, 14% têm até 24 anos e, considerando um estudo mais antigo (As 150 Melhores Empresas Para Você Trabalhar), 15% dos profissionais que atuam nessas companhias têm menos de ¼ de vida.




Em 20120 a Geração Z representará mais de 29% do mercado de trabalho e há executivos que ainda não pensaram nisso. Bruce Tulgan – Consultor de Liderança – cita algumas características dos jovens que se refletem em seu comportamento no serviço. “Seus pais (conhecidos como “helicópteros”) estão sempre de olho no filho e correm em seu resgate no primeiro sinal de problema”.

“É por isso que os Z’s têm dificuldade no mundo corporativo, pois eles foram acostumados a ser tratados como clientes, usuários de serviços e produtos entregues pelas autoridades e instituições – inclusive a escola. Eles não respeitam a figura autoritária, a não ser que sejam conquistados por ela” – disse Bruce.

Com a popularização da Internet, os mais novos cresceram conectados e com acesso a tudo. A hierarquia deixou de fazer sentido para eles e, os jovens das classes A e B, sem limites de conexão, que foram premiados por tudo e têm todos os bens materiais, não sabem lidar com a perda, já que seus avós e bisavós ainda estão vivos – e não aprenderam a ouvir não.

Essa geração chega à idade ativa com energia, entusiasmo e preparação técnica. Seus representantes são “nativos digitais”, uma vez que quem completou 19 anos antes de setembro / 2017 nasceu num mundo em que já existia o Google. A entrada desse grupo nas corporações deve influenciar mudanças nas práticas de gestão de pessoas.





A pesquisa do Guia As Melhores Empresas Para Começar a carreira, destinada a profissionais até 26 anos, indica que a principal razão para eles trabalharem numa organização é perceber que estão aprendendo e que têm oportunidade de se desenvolver (29%); seguida do fato de se sentirem satisfeitos e motivados com o serviço que realizam (20%).

Ademar Bueno (FGV) explica que o maior desejo do jovem é de se desenvolver, mas ele não sabe a melhor forma de fazer isso. Para incentivar o aprendizado dos seus funcionários, a paranaense DBI Global “gamificou” os cursos e lançou o jogo “Mestre dos Códigos”, o qual traz uma série de atividades práticas em desenvolvimento de software para testar o nível de conhecimento dos profissionais em diversas linguagens de programação. Cada linguagem é representada por um território que, para ser conquistado, exige o cumprimento de 15 tarefas.

Ao vencer cada batalha o empregado ganha uma recompensa; a primeira dá direito a um cordão para o crachá com o tema do jogo. A partir daí, a cada cinco atividades completadas, ele conquista um novo nível e recebe as insígnias de escudeiro, cavaleiro ou mestre. Com 71% da liderança sendo da geração Y e já tendo 25% de jovens da Z, Natália Kawatoko (Gerente de RH da DBI Global) nota as diferenças e afirma que “a geração Y é mais ansiosa e impaciente. Já a Z é mais técnica e tem dificuldade de comunicação”. E até o momento, nenhum Z demonstrou interesse em ocupar cargos de gestão – afirmou ela.

A principal falha na formação desses jovens é comportamental, pois como estão acostumados a receber recompensas, eles se frustram muito rápido. Reforça esse comportamento a “infantilização” do ambiente e das relações de trabalho causada pelas empresas, na ânsia de atrair esses profissionais – disse Ademar Bueno da FGV.

Algumas organizações adotam um ambiente que reflete o da casa dos pais, com sofás para soneca, videogames e geladeira cheia de doces. “O problema é que, em vez de desenvolver nesse funcionário a noção de profissionalismo, a empresa quer conquistá-lo pelo mimo, como os pais que se sentiam culpados por trabalhar muito e enchiam as crianças de coisas” – afirmou Gilson Magalhães, Presidente da desenvolvedora de software Red Hat Brasil.

Na Red Hat, desde políticas de flexibilização do trabalho, migração do treinamento para plataforma online, abolição do código de vestimenta, diversidade, autonomia para realizar as tarefas e gestão participativa, tudo está relacionado ao livre-arbítrio para o funcionário ser quem realmente é e trabalhar da forma que quiser – de preferência, comprometido com a organização.



Nenhum comentário :

Postar um comentário