ENTREVISTA AO JORNAL O ESTADO DE SÃO PAULO
(Jornalista Tiago Cordeiro)
_ Desde o início do século
passado o tipo de treinamento mais utilizado pelas organizações de todos os
tipos e tamanhos é o “Treinamento Presencial”. Esse tipo de treinamento se
caracteriza pela presença física do Treinador e dos Treinandos.
Ou seja, ambos (Treinador e
Treinandos) se deslocam até o local onde será realizado o treinamento como
salas de aula de centros de treinamentos externos, escolas de formação técnica
ou profissional ou até nas dependências adaptadas (ou específicas) da própria
empresa.
O Treinamento Presencial
assumiu uma grande dimensão nas maiores corporações pelo fato de possuir as
seguintes características: (A) Proximidade do Instrutor e dos Treinandos,
favorecendo uma permanente troca de informações e “feedback”; (B) Possibilidade
de aprofundamento do assunto pela prática da discussão, “ao vivo e em cores”;
(C) Maior interação, decorrente das trocas sociais entre o Instrutor e o
Treinando e entre os próprios Treinandos, as quais são proporcionadas pela
proximidade física entre todos; (D) Possibilidade de criação de redes de
relacionamento decorrentes da interação entre todos eles, as quais poderão
posteriormente dar sustentação ao treinamento, além da criação de fortes laços
de cooperação.
2) Existem treinamentos que as empresas deveriam
realizar, mas não o fazem?
_ SIM. Nesse início de século
temos observado a enorme competição existente entre os varejistas brasileiros
de vários segmentos da atividade econômica e, certamente, isso vem exigindo que
o pessoal de atendimento a clientes conheça profundamente os produtos e/ou
serviços que vendem, a fim de divulgarem aos seus clientes as características
e, principalmente, os benefícios que os produtos (ou serviços) possuem e podem
proporcionar aos clientes.
Além disso, percebemos
claramente que muitos atendentes (e/ou vendedores internos) de lojas de varejo
não abordam de forma adequada os “prospects” (clientes potenciais), tornando-se
importante um tipo de “Treinamento Comportamental” (Posturas Adequadas e
Inadequadas no local de trabalho) que é denominado de “approuch” (abordagem).
Sendo assim, se faz necessário que as organizações varejistas invistam nesses
dois (2) tipos de treinamento a fim de garantir a sua própria sobrevivência.
3) Para as pequenas empresas, quais tipos de
treinamentos são mais indicados?
_ Por se tratar de um tipo de
treinamento onde praticamente não existem investimentos, o “Rodízio de
Funcionários” vem se revelando uma modalidade de treinamento bastante utilizada
nas pequenas organizações.
Dessa forma, RODÍZIO é o
remanejamento do posto de trabalho do empregado, visando prepará-lo para uma
nova função e obter uma visão global do trabalho a ser realizado num
determinado setor.
Além disso, trata-se de um
treinamento bastante eficaz, pois os funcionários realizam funções alternadas a
cada período de dois (ou três) meses, o que lhes proporciona uma experiência
bem abrangente daquela empresa.
Suas principais vantagens
são: (A) Aquisição de uma visão mais global da empresa; (B) Possibilidade de
ser utilizado para o aprendizado de todos os tipos de tarefas, desde as mais
simples até às mais complexas. Esse tipo de treinamento mostrou ótimos
resultados em franquias de Fast-Food’s.
4) Para as médias empresas, quais tipos de
treinamentos são mais indicados?
_ O “Treinamento em Serviço”
(TS) tem-se demonstrado o mais eficaz para as médias organizações, pois ele é
realizado no próprio ambiente de trabalho do funcionário (atual e/ou futuro) e
se destina a repassar conhecimentos práticos, além de desenvolver habilidades
nos colaboradores para realizar funções específicas.
Ele se caracteriza pela
presença física do Treinador (Instrutor) no próprio ambiente de trabalho do
Treinado, sendo realizado individualmente e, normalmente, é realizado durante
três dias seguidos.
O Treinamento em Serviço é
indicado para aproximar ao máximo o ambiente de trabalho ao ambiente do
treinando, pois ele corrige o comportamento (e as informações) do funcionário
na hora em que está sendo aplicado.
A motivação do empregado é
maior, em função da aproximação das condições reais de trabalho e, além disso,
o TS acompanha as mudanças ocorridas nas tecnologias e nos procedimentos do
trabalho.
Ou seja, havendo novas
normas, procedimentos ou tecnologias elas são imediatamente desenvolvidas no
colaborador através do trabalho do Treinador. Portanto, trata-se de um
treinamento de médio investimento, pois a empresa pode ter Instrutores no seu
próprio quadro de funcionários.
5) Para as grandes empresas, quais tipos de
treinamentos são mais indicados?
_ Como as grandes corporações
dispõem de fartos recursos financeiros para investir no treinamento e no
desenvolvimento de seus colaboradores, sugerimos treinamentos sobre a Visão,
Missão e Valores da organização.
Essas empresas possuem
milhares de funcionários, vários departamentos e inúmeros setores e, por esse
motivo, é importante manter a coesão dos grupos alinhada aos seus objetivos e
propósitos. Dessa forma, é importante manter os colaboradores atualizados à
visão estratégica da organização através de “Palestras”, “Congressos” e
“Seminários”, além de assinatura de jornais econômicos e revistas
especializadas do seu ramo de atuação.
6) Existem diferenças nos treinamentos para atacado e
varejo?
_ SIM, principalmente sobre
treinamento de produtos específicos. Pois, como se sabe, existem grandes
diferenças entre os produtos comercializados no varejo e no atacado,
principalmente quantidades, embalagens, cores e até conteúdos.
Diferentemente do varejo, os
Vendedores (ou Atendentes) de atacado precisam conhecer profundamente técnicas
de vendas, noções de finanças, margens de lucro (Mark-Up), custos de
mercadorias e juros. Pois, na maioria das vezes, seus clientes NÃO são
consumidores finais e sim comerciantes e empreendedores que conhecem bastante
os seus próprios negócios.
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