Encarar um grupo de investidores é tarefa que
exige muita preparação do empreendedor. Se ele quiser conquistar aquele aporte
ou investimento para sua startup ou empresa, terá de responder com segurança a
todas as dúvidas de seus inquisidores
Não são
perguntas fáceis e, qualquer deslize na explicação do negócio ou
desconhecimento de algum detalhe da operação, poderá custar o tão sonhado
capital. Para ajudar os empresários nesse momento de tensão, uma associação
mundial de empreendedores, elencaram dez (10) perguntas que podem matar um
projeto durante sua apresentação ou na reunião com investidores.
1) Qual é
o problema da empresa?
Os
investidores são como interrogadores e querem saber o que há de errado no
projeto. Pode ser receita baixa, gestão ineficiente, falta de mercado definido.
Saber as próprias fraquezas é fundamental para não se mostrar ingênuo e
despreparado diante dos investidores.
2) Qual é
o diferencial da empresa?
Com
tantas empresas oferecendo produtos semelhantes, qual é seu diferencial
competitivo? Por meio de análises comparativas e due diligences, o
empreendedor pode chegar ao seu diferencial, seja ele técnico, tecnológico, financeiro,
de abrangência. O importante é ter meios concretos para provar que o produto ou
serviço tem um valor diferenciado.
3) Qual é
o valor da empresa?
Os
investidores nunca deixam de fazer essa pergunta, mas sabem que não há uma
resposta exata. Eles querem ver a capacidade do empreendedor em mostrar cifras
realistas. Assim como superestimar seu negócio, um valor baixo também desperta
suspeitas. Para aumentar suas chances, o empreendedor deve tentar reunir o
maior grupo de investidores interessados. Um eventual leilão entre os
capitalistas pode elevar o valor da empresa.
4)
Qual é o seu custo de aquisição de clientes?
Estimativas
realistas, feitas com base em números bem apurados, é a melhor forma de
responder a essa questão. Se o empreendedor não for capaz de explicar como irá
conquistar clientes sem prejudicar as finanças, está falhando na apresentação
do negócio.
5) Quando
vou receber meu dinheiro de volta?
Ideias
mirabolantes existem aos montes e o investidor quer o dinheiro dele de volta.
Por isso, tão importante quanto à ideia, é sua execução. O empreendedor precisa
transparecer sua capacidade de fazer o negócio girar. Além de mostrar sua experiência,
deve detalhar todos os aspectos financeiros, mostrar com clareza como o modelo
de receita funciona e as possíveis estratégias de desinvestimento.
6) Por
que uma grande empresa não faz isso?
Esta
pegadinha faz com que o empreendedor realmente reflita sobre as potencialidades
do seu negócio. Ele está construindo algo inovador, que desperte a atenção das
empresas de tecnologia para uma possível aquisição, ou seu produto é semelhante
ao de outros players?
7) Por
que isso não foi feito antes?
Algumas
aplicações ainda não foram criadas. Outras não deram sorte por causa da falta
de tecnologia existente, da falta de mercado ou de inúmeros outros motivos. O
que o investidor quer descobrir é o conhecimento do empreendedor sobre o
cenário em que ele pensa em entrar. Quais foram os fracassos do passado? E os
sucessos?
8) O que
é sucesso para sua companhia?
Investidores
querem negócios ambiciosos, com possibilidade de desinvestimento rápido e
lucrativo. É uma pergunta para medir a ambição do empreendedor. Mas não são
apenas os muito ambiciosos que podem ter sucesso. A pergunta também serve para
calibrar o nicho potencial do novo negócio, uma vez que empresas de nicho e de
capacidade de crescimento um pouco mais reduzida, porém sólidas, também estão
no alvo dos investidores.
9) Você
conhece determinada empresa? Por que não?
No fundo,
eles querem saber se o empreendedor conhece todo o mercado, os competidores, os
possíveis competidores no futuro. Não basta saber apenas quais são aquelas duas
ou três empresas que podem roubar seus clientes, mas e os estrangeiros? E
aquelas com potencial de ampliar seu espectro de negócios?
10) Qual
é o seu plano de crescimento?
Eles
querem saber como você vai fazer tudo que já fez. Uma boa sugestão é visualizar
seu futuro: que tipo de recursos serão necessários para criar o negócio? Como
ele irá aumentar sua estrutura e base de clientes?
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