Este teste tem a finalidade de avaliar sua
habilidade em acalmar os ânimos, ou exaltar ainda mais as hostes. Ser um bom
gestor de conflitos é crucial para manter um bom ambiente de trabalho e um bom
desempenho. Descubra que tipo de gestor é você
Marque “V” para a afirmativa verdadeira ou “F” para a afirmativa falsa
1.Todos os conflitos podem ser resolvidos
2.Os conflitos terminam, quase sempre, com um
vencedor e um perdedor.
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3. Os conflitos são inevitáveis numa organização.
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4. Os interesses das pessoas estão sempre em
conflito com os da organização.
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5. Se as metas de uma pessoa interferem nas metas
de outros, é quase certo que haverá conflito.
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6. O comportamento de um funcionário pode ser a
face visível de uma atitude oculta
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7. Acima de tudo, o gestor deve esforçar-se para
que a equipa seja feliz.
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8. Reconhecer que estava errado pode abalar a sua
autoridade como chefe.
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9.
Depois de ouvir uma queixa, a prioridade do executivo é reunir o máximo de
informação sobre o assunto, em vez de decidir imediatamente.
10. Os preconceitos condicionam os nossos
juízos e atitudes.
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11. Levantar a voz uma vez por outra ajuda a
manter a disciplina.
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12. Na gestão de conflitos é mais importante
atender aos fatos e às soluções do que às personalidades e comportamentos
dos envolvidos.
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13. O importante é tornar o seu departamento
produtivo, mesmo que isso possa interferir ou prejudicar o trabalho de
outros departamentos da empresa.
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14. Evitar ou ignorar um conflito pode
ajudá-lo a desaparecer.
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15. É mais importante ser
competente do que se relacionar bem com os colegas.
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16. A tranqüilidade e uma postura de abertura
desarmam atitudes agressivas.
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17. Nunca se deve interromper ninguém
enquanto expõe a sua opinião.
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18. Conflitos dentro da sua equipa devem ser
resolvidos imediatamente
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19. Por vezes, quando é necessário
implementar medidas impopulares, não é necessário negociá-las previamente
com as pessoas envolvidas.
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20. O conflito pode ajudar a criar
relacionamentos.
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21. Todos os conflitos na organização devem
ser resolvidos.
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22.
O momento e o ambiente influem muito no resultado de um conflito.
FAÇA A SUA AVALIAÇÃO
Marque um ponto por cada
resposta «Verdadeiro» nas perguntas 3, 5, 6, 9, 10, 12, 16, 19, 20 e 22 e por
cada resposta «Falso» nas restantes perguntas.
- De 20 a 22 pontos: Parabéns. Você é
um ótimo gestor de conflitos, que sabe quando e como enfrentar situações
realmente problemáticas.
- De 16 a 19 pontos: Você é um bom
gestor de conflitos e tem percepção dos problemas. Pode melhorar ainda
mais.
- De 12 a 15 pontos: Você
está na média. Muitas vezes consegue alguns bons resultados, mas, em
outras, comete equívocos que podem tornar-se problemáticos.
- Menos de 12 pontos: Você precisa
melhorar muito a sua habilidade de gerir conflitos. Provavelmente, muitas
vezes nem se apercebe de situações e comportamentos que têm um papel
decisivo para um resultado final Satisfatório.
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