Em um artigo bem escrito e um texto esclarecedor, Rafael Lima expõe os principais problemas que os gestores de EAD se confrontam. Vejamos abaixo um resumo desse artigo:
1. Pesquise para planejar suas ações: D
ados consistentes para orientar a posição estratégica de uma unidade, numa área
que tenha potencial para gerar matrículas constantes.
Busque por informações econômicas e
demográficas junto às prefeituras das cidades e em suas câmaras, lojistas e
industriais, que estiverem no raio de abrangência do polo.
OBSERVAÇÃO: Cada secretaria
de educação, estadual e municipal, deve possuir os números de egressos do
ensino médio dos últimos anos.
2. Encare a captação como um projeto
cíclico: O projeto deve contemplar o tempo de captação, os custos
envolvidos, a manutenção da qualidade, os riscos e a integração de todas as
tarefas envolvidas no alcance de novas matrículas.
3. Gere confiança por seu novo polo:
Confiança se produz com comunicação transparente. Por isso, é tão importante a
sua aproximação da liderança local e dos formadores de opinião política,
econômica, educacional, religiosa, cultural e esportiva.
Convide-os para conhecer as metodologias
ativas realizadas no novo polo e se disponha para ir até seus locais de
influência, a fim de conhecer de perto as demandas da sociedade.
4. Faça um plano de mídia digital:
A justificativa é que, até o final de 2017, o Brasil terá um smartphone em uso
por habitante. Por isso, utilize a tecnologia ao seu favor, com uma dedicação
maior aos meios de comunicação usados na tecnologia mobile, e apesar de
estarmos em plena fase de transição do meio tradicional para o digital, não
despreze a publicidade de massa, como outdoor, impresso, rádio e tv.
Uma das vantagens econômicas da mídia
digital é que, nos mecanismos de busca, as IES só pagam pelos cliques recebidos
em seus anúncios, diferente do investimento em uma propaganda comercial de um
programa de tv. Logo, é preciso melhorarmos nossa presença no Google e
Facebook, conhecendo as melhores práticas para o aproveitamento do SEM
(marketing de busca) e o SEO (busca orgânica).
5. Promova a retenção desde a captação:
Uma boa maneira de aproximar a sua marca do seu público-alvo, evitando a evasão
desde antes da assinatura do contrato, é oferecer cursos EAD gratuitos que
tratem sobre a importância da autodisciplina para estudar em casa.
Da linguagem de campanha ao atendimento
diferenciado, devemos deixar claro que o horário flexível não diminui a
responsabilidade em cumprir tarefas e prazos.
Também podemos nos antecipar aos casos de
desistência por problemas financeiros. Uma das soluções mais incríveis que
conheci foi de uma instituição da região sul do país que oferece descontos
progressivos nas mensalidades do trimestre, de acordo com as matrículas
realizadas através das indicações do aluno.
Da implantação do polo, passando pela
capação até a formatura, nosso trabalho é transformar um funil em tubo:
monitorando cada aluno em sua frequência, notas, nível de satisfação e a
pontualidade no pagamento. É vital que todos os motivos que levem à evasão
sejam tratados durante o processo de atração de alunos, nos seminários e
artigos de apresentação da IES ao candidato.
Rafael
Lima
(https://www.linkedin.com/pulse/como-captar-mais-alunos-ead-5-regras-b%C3%A1sicas-rafael-lima/
)
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