Qual a
Importância da Linguagem Corporal Numa Negociação? Que Tipos de Frases Devem
Ser Evitadas Numa negociação?
Vivenciamos tempos em que a tecnologia da informação vem
exercendo uma enorme pressão na comunicação
entre os indivíduos e, consequentemente, isso tem reflexos no mundo empresarial, pois as
negociações entre os profissionais
de venda e clientes estão se tornando cada vez mais tensas e contestadoras.
Isso vem ocorrendo porque as negociações entre muitos
fornecedores e os principais varejistas do país vêm sendo conduzidas por
especialistas no assunto. Isto é, trata-se de profissionais preparados, astutos
e que fizeram cursos de técnicas em negociação, especializando-se nisso.
Porém, quando você negocia com conhecimento, honra e
compreensão técnica seus oponentes reconhecem que não é apenas o que
você diz e, em verdade, é como você diz que faz a grande diferença
numa negociação.
Dessa forma, muitos especialistas afirmam que, ao negociar
com alguém (clientes, esposa ou filhos), a sua linguagem corporal exerce importante
papel, pois estudos indicam que, em comunicação pessoal, a linguagem gestual corresponde
a 97 % da mensagem do emissor.
assim, a linguagem gestual passa a exercer grande
importância para os profissionais de atendimento a clientes e, além disso, ela
também pode comunicar sentimentos positivos como:
- PODER: A intensidade de poder que você acredita ter em uma situação.
- SIMPATIA: Até que ponto você simpatiza com alguém?
- RECEPTIVIDADE: Em que medida você é receptivo a alguém?
Muitas vezes a Linguagem Gestual toma a forma de modulação
e entonação da nossa voz e, nesse aspecto, quem quiser se comunicar com sucesso
deve se preocupar – primeiramente – com a proximidade
ao seu interlocutor e com seus gestos imediatos
nessa aproximação (approach).
Daí, o profissional de atendimento a clientes deve cuidar
das suas expressões faciais e com o contato visual com seu interlocutor, devendo
lembrar-se sempre que existem algumas regras básicas da boa comunicação por
Linguagem Gestual – conhecidas pelo acrônimo “SOFTEN” (Suavizar em inglês):
Smile (sorriso)
Open (aberto)
Forward lean (inclinar-se
para frente)
Touch (toque)
Eye contact (contato
visual)
Nod (assentir com a
cabeça)
Portanto, constata-se que quando
o profissional se comunica com eficácia ele acaba se tornando um negociador
melhor preparado. Para isso, seguem abaixo algumas sugestões para uma melhor
comunicação durante a negociação:
·
Não transmita
irritação, insegurança ou agressividade;
·
Mantenha o
controle de seus nervos;
·
Não seja rude com
seu Cliente;
·
Seja atencioso,
mesmo que a opinião de seu Cliente seja diferente da sua;
·
Seja claro,
compreensivo e mantenha-se calmo.
Sendo
assim, o profissional de atendimento deve evitar expressões incitadoras de
discórdia a fim de suavizar as negociações e, por isso mesmo, algumas palavras devem
ser evitadas, tais como:
·
Você
·
Mas
·
Não dá
·
Sempre / Nunca
·
Deveria / Teria
OBSERVAÇÃO: Elaborar frases
com a palavra “eu”, permite-lhe comunicar suas preferências de modo positivo,
levando-o a soluções de vitória. Aperfeiçoando seu método de comunicação verbal
e não verbal, você melhorará suas chances de sucesso na negociação. Mas, lembre-se
que uma negociação de sucesso exige uma comunicação de sucesso.
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