Inspirada nos
Programas Culinários na TV, a De Nadai Desenvolveu Aulas Por Vídeo e
Quadruplicou o Número de Funcionários em Treinamento
Para alimentar funcionários de outras
empresas, a De Nadai mantém 2.500 pessoas em 200 refeitórios, onde são
preparadas 40 mil refeições diariamente. A qualidade dos pratos depende de mão
de obra bem treinada. Até o final de 2016, a capacidade ficava por conta de um
instrutor que visitava um restaurante por semana, além de atender a chamados
feitos pelas unidades.
Nesse ritmo, a empresa só conseguia
preparar as equipes de ¼ dos refeitórios e, outro problema detectado era o
conhecimento, o qual era repassado apenas para os “chefs” e deixava de lado os demais profissionais.
Entre julho e dezembro de 2016, a
fornecedora de serviço formou 288 trabalhadores, registrando 720 horas de
treinamento nesse período. “Muito pouco” – na avaliação da Gerente de RH,
Luciane Lora. Então ela pensou em migrar as aulas presenciais para um programa
de vídeo, onde conseguiria alcançar uma quantidade maior de pessoas.
A quantidade de programas de culinária
transmitidos pela TV não deixava dúvidas de que seria possível capacitar as
equipes dos restaurantes através dos vídeos. No início foram gravadas 40 aulas
com 7 minutos cada, focando temas como segurança do trabalho, qualidade,
manipulação dos ingredientes, preparação de alimentos, receitas e apresentação
do bufê.
A De Nadai preferiu usar os próprios
funcionários das cozinhas como “atores”, de forma a garantir proximidade com os
demais trabalhadores e conferir maior realismo ao treinamento. “Os vídeos são
mandatários e não se diferenciam conforme a atividade que o funcionário exerce,
o que permite que qualquer um aprenda técnicas de culinária e possa pleitear,
no futuro, uma vaga de chef” – diz a
Gerente de RH, Luciane Lora.
“As pessoas têm liberdade para decidir o
horário em que assistirão ao vídeo e, ao mesmo tempo, a plataforma possibilita
aos gestores acompanhar e monitorar os acessos de suas equipes” – disse
Luciane. Ao final de cada módulo, o empregado é avaliado e a área de operações mensura
o conhecimento absorvido e capta oportunidades de treinamento. Até o final de
2017, a De Nadai capacitou 1.260 empregados, totalizando 5 horas por pessoa e,
segundo a Gerente de RH, 100% dos alunos acertaram as questões da avaliação
realizadas ao final de cada módulo. A informação passou a circular rapidamente
por todos os níveis da organização, alcançando os funcionários onde quer que
eles estejam.
“É certo que hoje, quando temos um
processo de seleção e olhamos para dentro de casa, encontramos profissionais
mais bem capacitados para assumir uma vaga”, disse Luciane, destacando que o e-learning trouxe benefícios tanto para
os empregados quanto para as empresas atendidas pela De Nadai. “Para 2018, a
meta é estender as vídeo-aulas para toda a companhia e, em função disso, já
estão sendo produzidos 42 episódios para a segunda temporada” – Gerente de RH,
Luciane Lora.
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