sexta-feira, 23 de fevereiro de 2018

O Operário, o RH e a Indústria 4.0


De Que Forma Empregados da Manufatura das Fábricas Poderão Ser Impactadas Pela Automação e Pela Internet? Por Que os Testes Cognitivos no Processo de Seleção São Importantes?







A empresa Mexichem – dona das marcas Amanco e Plastubos – produz canos de plásticos e, mesmo assim, seu presidente (Maurício Harger) a prepara para a transformação digital. Ele sabe que as tarefas de empregados da manufatura serão impactadas pela automação e pela Internet, itens que compõem a indústria 4.0.



“O operador de planta manuseia instrumentos, painéis e válvulas, conhece bem o equipamento até pelo barulho e temperatura. Mas isso vai mudar logo e ele terá de usar tablets para acompanhar informações da linha de produção, dados históricos e pontos de atenção”, disse o executivo.

Na Mexichem os empregados já se valem de computadores portáteis na fábrica, mas a capacidade de aprender e interpretar relatórios será cada vez mais importante. E, é aí que a área de Recursos Humanos deve agir. Dessa forma, avalia Maurício Harger, o RH precisará não só mudar o processo de seleção para atrair as pessoas certas, como também será fundamental trazer quem possui a habilidade de se desenvolver.





Para isso, a empresa vem aplicando testes cognitivos no processo de seleção – para todos os níveis – a fim de identificar aqueles que obtém conhecimento com mais facilidade. No começo, o pessoal de RH resistiu, afirmando que o bom era a entrevista “olho no olho”. Então, eles mesmos passaram pela avaliação cognitiva e perceberam que os resultados batiam e, consequentemente, convidaram os mais inteligentes da operação a responder ao teste. E, novamente, a máquina acertou.


Isso criou um círculo virtuoso, pois as pessoas vão passando a gostar da tecnologia e propondo projetos e melhorias. “Eles me trazem tendências e análises de dados que querem explorar e esse é o futuro do RH”, disse Maurício Harger.

www.facebook.com/profigestao
www.profigestaoblog.wordpress.com

Nenhum comentário :

Postar um comentário