Cervejas Abrem
Bares Com Marcas Próprias e Oferecem Mais do
Que Uma Boa Bebida
Após o boom das cervejas artesanais, que
invadiram os bares e restaurantes, aumentando a variedade de marcas e tipos,
cervejarias tradicionais no mercado começaram a abrir estabelecimentos com
marcas próprias. As casas são comandadas por grifes conhecidas e renomadas que
não têm medo de vender apenas a própria a cerveja.
Elas vão além e oferecem um combo de
experiências, como fabricação das bebidas no local, degustações especiais,
criações de cervejas sazonais e festas personalizadas. Ocupando um casarão de
dois andares e 450 m² no Largo da Batata, em São Paulo, a Ambev inaugurou no
ano passado a Goose Island Brewhouse.
A casa é uma mistura de bar e fábrica da
cultuada marca Goose Island, de
Chicago, adquirida em 2011 pela AB InBev, que controla a Ambev. Com capacidade
para 140 pessoas, o pub só vende chopes feitos ali, em uma área envidraçada
repleta de tanques e tinas de aço inoxidável, de onde saem até 15 mil litros de
cerveja por mês; e 30 torneiras em formato de ganso, marca registrada da Goose.
A cervejaria escocesa BrewDog abriu em 2017, no bairro de Pinheiros, em São Paulo, seu
primeiro bar fora da Europa. Com conceito punk e questionando os rótulos
industriais, a casa não tem garçons nem cozinheiros.
O serviço é feito pelos “beer geeks”, jovens amantes da boa cerveja, que trazem um atendimento informal e especializado. O bar manteve preservada a estrutura do edifício em que está instalado, uma antiga oficina mecânica, e, durante o dia, um container instalado ao lado do imóvel é aberto para a venda dos rótulos.
O serviço é feito pelos “beer geeks”, jovens amantes da boa cerveja, que trazem um atendimento informal e especializado. O bar manteve preservada a estrutura do edifício em que está instalado, uma antiga oficina mecânica, e, durante o dia, um container instalado ao lado do imóvel é aberto para a venda dos rótulos.
Todo início de ano, a Heineken abre seu misto de bar e balada temporário no topo de um
prédio histórico da cidade de São Paulo. Já esteve, por exemplo, no Edifício
Martinelli, no Mirante do Vale e no Museu de Arte Contemporânea da USP.
Em sua última edição, o Heineken Up on the Roof contou com a
mostra “The Art of Heineken”, com
curiosidades e propagandas antigas da cervejaria, e com holandeses ensinando os
visitantes a tirar corretamente o chop da marca.
O lounge
destinado às noitadas animadas por shows e discotecagens contou com gramado
sintético verde, sofás e mesas com bancos altos. O espaço mais cobiçado é o
parapeito, onde os baladeiros, de estilos bem-variados, amontoam-se para tirar
fotos com o pôr do sol ao fundo.
Em Ipanema (RJ) a Delirium Café (da belga
Delirium Tremens) é o primeiro da marca na América Latina. O “pub” segue um estilo aconchegante, com
paredes tomadas por rótulos de cerveja. No 2º andar há um pequeno espaço no
qual são ministrados cursos e workshops
sobre cervejas. E, nos fins de semanas, o espaço é aberto para que o público
possa se acomodar.
www.profigestaoblog.wordpress.com
www.facebook.com/profigestao
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