Como um Profissional de Vendas deve
Reagir às Críticas? Que Características de Personalidade um Vendedor Deve
Possuir Para Demonstrar Ser Maduro? Como é a Natureza Humana?
Ao alcançar a maturidade, um vendedor
poderá assumir as responsabilidades das suas atribuições e certamente essas
atitudes poderão torna-lo solícito com seus clientes. Aquele que perde a calma
facilmente ao ouvir críticas, não é maduro o suficiente para se tornar um
profissional de vendas, pois se o fosse ele usaria sua maturidade como alavanca
para seu próprio aperfeiçoamento.
Um comportamento estável e
equilibrado com os clientes demonstra que somos pessoas maduras, pois a
maturidade não é uma meta é um caminho. Dessa forma, para se tornar um
profissional em vendas o vendedor deverá olhar para seu interior e procurar
absorver o que ele reflete. Ele reflete características positivas como
integridade? Honestidade? Generosidade? Tolerância? Garra? Tato? Bom senso? Ou
o inverso?
Sendo assim, veremos a seguir alguns aspectos importantes
que poderão ajudar o vendedor a se tornar um profissional de vendas,
construindo assim sua própria maturidade.
- A natureza humana: É aquela estrutura com que já nascemos por
herança dos pais. Sendo, portanto algo tremendamente difícil de mudar. São
elementos que integram nosso caráter como honestidade e dignidade, os
quais serão essenciais para nossas chances de sucesso. Quando crianças,
nossos pais nos dotaram de certos valores e qualidades, os quais muitos
ainda convivem conosco hoje, pois fazem parte da nossa integridade moral,
definindo boa parte do nosso caráter.
- A nossa personalidade: São maneiras de agir adquiridas, analisadas e adaptadas por nós, à medida que
sentimos ter afinidade com essa atitude. Às vezes, certas atitudes não são
convenientes para tal postura e por isso devemos nos posicionar
adequadamente para tal finalidade.
- Nosso tato: Trata-se de outro importante elemento da arte de
vender, pois ele revela compreensão e respeito pelos outros. Dessa forma,
o profissional de vendas nunca irá contradizer frontalmente seu cliente,
não discutirá com ele e nem fará valer sua opinião junto.
- Nosso entusiasmo: O entusiasmo é uma qualidade extremamente
favorável, mas não podemos deixar que ele ultrapasse o bom senso e o
equilíbrio.
- Nosso estilo pessoal: um profissional de vendas precisa
diferenciar-se dos demais vendedores, algo que faça com que seja notado e
não se esqueçam facilmente da sua pessoa. Quanto mais personalidade e
expressão pessoal ele trouxer para seu trabalho, mais a sua marca
registrada será evidenciada e ele vai se valorizar mais com isso. Diante
disso, o profissional de vendas deve se esforçar para conseguir um estilo
pessoal que facilite suas visitas e faça seu cliente perceber que ele não
é uma pessoa comum. As abordagens personalizadas, o toque pessoal, sua
reputação e o conceito da sua empresa podem tornar sua visita personalizada
o bastante para que o seu cliente a aprecie, e até goste da sua presença.
- Auto-avaliação: uma auto-análise vai mostrar se o vendedor possui
os requisitos essenciais e
adequados para se transformar em um profissional de vendas. Se ele é uma
pessoa que colhe vitórias, parabéns! Mas, se a sua auto-análise constatou
algumas falhas nos itens acima citados, ele deve começar a mudar logo
alguns desses comportamentos. O estímulo, a motivação e o pensamento
positivo ajudarão nesta mudança, a fim de proporcionar segurança e
confiança na carreira de um profissional de vendas.
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