Sua equipe está
recheada de Profissionais, ou de gente que só reclama? E você, em qual das duas
categorias acha que se encaixa? Veja abaixo algumas características das pessoas
que só reclamam e NÃO agem para as coisas melhorarem:
1) Reclamantes
apontam continuamente para coisas que estão erradas na empresa, e defeitos nos
seus colegas. Profissionais também apontam erros – entretanto, com uma grande
diferença: eles também oferecem idéias e soluções para melhorar.
2)
Reclamantes têm uma mentalidade
de escassez. Cada vez que alguém faz uma grande venda, recebe uma bonificação,
um aumento ou um computador novo, Reclamantes acham que acabou a riqueza
do mundo e eles nunca mais poderão receber algo de bom. Por outro lado,
Profissionais têm a mentalidade da abundância. Eles sabem que existe muita
riqueza no mundo, totalmente disponível para todos que trabalham duro e fazem um
bom trabalho.
3)
Reclamantes culpam coisas fora do seu
controle e nunca assumem a responsabilidade sobre coisas que realmente podem
controlar. Profissionais mantêm o foco estritamente nas coisas que podem
controlar, e fazem o melhor para garantir seus resultados nessas áreas. Se não
conseguem os resultados planejados, assumem toda a culpa, sem ficar inventando
desculpas – ou jogando a culpa nos outros.
4)
Reclamantes trazem seus problemas
pessoais para o trabalho e fazem com que todos na empresa saibam o que está
acontecendo, afetando negativamente a sua performance. Profissionais também têm
problemas, mas eles sabem que seu lugar é fora do trabalho. Eles não dizem ou
contam coisas que podem distrair ou deprimir outros funcionários, e afastam-se
rapidamente daqueles que fazem isso.
5)
Reclamantes esperam que as coisas
aconteçam. Profissionais fazem as coisas acontecerem. Eles estão continuamente
colocando coisas em movimento, para que as metas que querem realizar, sejam
alcançadas o mais breve possível
6) Reclamantes usam a rejeição como
desculpa para desistir. Profissionais usam a rejeição como a validação de que
estão fazendo algo diferente, sabendo que leva um certo tempo para quebrar a
inércia e a preguiça das pessoas e, no processo, aproximam-se cada vez mais de
suas metas.
7)
Reclamantes são sempre pessoas que dão o
mínimo e esperam o máximo. Fazem o mínimo possível de esforço, e por mágica
esperam de volta o máximo de resultados. Já os Profissionais são o contrário :
esforço máximo e expectativas mínimas.
Profissionais
fazem muito mais do que a obrigação e esperam nada em troca - embora sempre
acabem sendo reconhecidos.
8) Reclamantes somente dão duro quando
estão com vontade. Profissionais trabalham duro todos os dias, de forma
dedicada e persistente. Eles fazem tudo ao seu alcance e não se enganam (nem a
empresa) fazendo corpo mole.
9)
Reclamantes têm a ‘Síndrome do Eu’. Eles
são viciados nas suas próprias expectativas e pensam somente neles mesmos.
Profissionais
sabem que, para alcançar o sucesso, precisam trabalhar em equipe e que, as
necessidades do grupo, sempre vêm antes do que as necessidades pessoais.
10)
Reclamantes precisam de motivação
contínua. São pessoas que precisam de manutenção alta e atenção contínua.
Profissionais são aqueles que se motivam (também aos outros) - com palavras,
gestos ou exemplos. Não apenas cruzam a linha de chegada, mas fazem questão de
trazer o máximo possível de pessoas junto, compartilhando as alegrias da
vitória.
E
aí? Que avaliação você fez de si mesmo? E das pessoas que trabalham com você?
Descobriu algumas áreas onde você pode melhorar? Trabalhe nessas áreas e
melhore rapidamente, pois você vai descobrir que ........
...Profissionais,
além de se divertir mais, também ganham muito mais dinheiro do que os
Reclamantes!
Nenhum comentário :
Postar um comentário