segunda-feira, 17 de outubro de 2016

O PRECURSOR DO TOYOTISMO


De Uma Fábrica Têxtil a Uma Gigante Montadora de Automóveis Que se Tornou Referência no Management, a História da Toyota Passa por Eiji.







Embora não tenha fundado a Toyota Motor Company – mérito do seu primo mais velho, Kiichiro – Eiji Toyoda foi o responsável por colocar a empresa da família no top três das principais fabricantes de automóveis do planeta.






O mercado automobilístico japonês, que até o fim dos anos 1920 era dominado por montadoras estrangeiras, começou a ceder espaço para os fabricantes domésticos. O primo Kiichiro, diante da oportunidade, fundou o embrião da maior montadora de automóveis, então uma mera subsidiária da fábrica têxtil de seu pai.

Assim, em 1937, nascia a Toyota Motors, palco da atuação do espírito inovador de Eiji Toyoda. Toyoda já manifestava interesse por máquinas desde o tempo em que trabalhava no ramo têxtil. Formou-se em Engenharia Mecânica em 1936 e, no ano seguinte, ao ser fundada a Toyota Motor, foi levado por seu primo para supervisionar a produção da nova fábrica.

Assumiu a presidência da companhia após a morte de Kiichiro e no ano de 1982 atuou como presidente do conselho de administração e como consultor. Eiji Toyoda, cuja atuação foi marcante no desenvolvimento de produtos e no relacionamento com os fornecedores, liderou o período mais importante de crescimento da montadora e teve um papel central na seleção e na colocação de líderes que criaram o sistema de gestão e o de vendas e marketing da empresa, destacando-se o conhecido Sistema Toyota de Produção.

No ano de 1950, ele realizou um tour pela fábrica da Ford, com o intuito de observar o modelo de produção da concorrência. Nessa ocasião, ao mesmo tempo em que reconheceu as qualidades dos “ensinamentos de Ford”, consolidou a concepção de que ainda havia algo para ser melhorado, visto no conceito do kaizen, que é traduzido como aperfeiçoamento contínuo.

Daí passou a adotar na empresa os métodos de produção que hoje podem ser minuciosamente descritos nos compêndios da Administração sob o nome de “toyotismo”. O grande legado da Toyota é seu método enxuto de produção, o Just in time, que surgiu da falta de recursos e é baseado no mínimo de estoque possível.

Para concorrer com rivais como as alemãs Mercedes Benz e BMW, Toyoda investiu no desenvolvimento de modelos de luxo, culminando na criação da marca Lexus, em 1989.

Cinco anos mais tarde, ele entrou no Hall da Fama Automotivo de Dearborn, em Michigan, sendo o segundo japonês a receber essa honra, depois de Soichiro Honda, fundador da Honda Motor. Viúvo e pai de três filhos e uma filha, Eiji faleceu cinco dias depois de seu aniversário de 100 anos, no Hospital Memorial Toyota, no Japão, por insuficiência cardíaca.




Por Dandara Costa (www.administradores.com

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