quinta-feira, 20 de outubro de 2016

O PAI DO MIOJO


O Primeiro Macarrão Instantâneo do Mundo Foi Criado Por Uma Mente Determinada a Combater a Fome em Um País Devastado Pela Guerra.









Abra a tampa até a metade, encha o copo com água fervente até a linha indicada, feche a tampa e aguarde 3 minutos. Misture bem e sirva”. Não é preciso ser um chef gourmet para seguir esses passos e preparar um miojo.





Apesar de prático, encontrar a fórmula para realizar essa proeza não foi uma tarefa simples nem instantânea. Momofuku Ando, nascido em Taiwan como Gô Peh-hok, demorou 10 anos para inventar o macarrão instantâneo. Ele relatou em sua biografia que a ideia surgiu durante o racionamento pós-Segunda Guerra Mundial no Japão, quando pessoas enfrentavam longas filas para comprar alimento contrabandeado.

Querendo encontrar a solução contra a fome e o tempo, Momofuku fundou no ano de 1948, em Osaka, a Nissin Food Products. A empresa foi montada em um galpão nos fundos de sua casa, onde passou anos realizando experimentos até criar, em 1958, o Chicken Ramen, primeiro macarrão instantâneo do mundo.

A descoberta consolidou Momofuku como megaempresário e, nos anos 60, expandiu seus negócios para outros países. Em uma viagem aos Estados Unidos, Momofuku notou que o Chicken Ramen era vendido dentro de xícaras.

Observando a necessidade de seus consumidores e prezando pela conveniência, levou a ideia até o Japão e lançou em 1971 o Cup Noodles, o “miojo de copo”. Até o fim de sua vida, Momofuku manteve o costume de aparecer publicamente degustando receitas de miojo que ele mesmo criava. Em 2007, aos 96 anos, faleceu em decorrência de um ataque cardíaco. Quem assumiu o cargo de CEO e Presidente da Nissin foi Koki Ando, seu filho.

De acordo com a Associação Mundial de Macarrão Instantâneo, o Brasil é o 10º país que mais consome macarrão instantâneo no mundo. A pesquisa é realizada anualmente desde 2009 em mais de 40 países e indicou que os brasileiros prepararam 2,5 milhões de receitas em um ano.

Os dados mais recentes mostram os chineses em primeiro lugar na lista, seguidos pela Indonésia e Japão. A Nissin possui atualmente filiais em mais de dez países, dentre eles Estados Unidos, Coréia, Tailândia, Filipinas, Índia, China e Alemanha. No Brasil, a Nissin-Ajinomoto possui fábricas em Ibiúna/SP e em Glória de Goitá / PE.

Além de fundador da Nissin, Momofuku Ando participou da construção da indústria de macarrão instantâneo no Japão, assumindo a presidência de duas grandes associações: a Japan Instant Food Industry Association e a World Instant Noodles Association.






Ele também fundou – com recursos próprios – em 1983, a Ando Foundation, dedicada à “educação saudável” dos jovens. No Japão, o Museu do Macarrão Instantâneo, em Osaka; e o Museu do Cup Noodles, localizado em Yokohama, preservam a história do miojo e de seu criador.

Em 2012, o chef Keizo Shimamoto criou em Nova Iorque o Ramen Burger, um sanduíche feito de miojo. O macarrão é cozido em formato de pão e recheado com hambúrguer, salada e um molho especial. No final de 2014, o blogueiro de gastronomia Josh Scherer se inspirou no hambúrguer de miojo e no cronut, híbrido de croissant com donut, para criar o ramnut.

A sobremesa que mistura macarrão instantâneo com donut, segundo Scherer publicou no Culinary Bro-Down, tem uma consistência macia e gosto similar do pudim de arroz.




Por Fernanda Mendonça (www.administradores.com

Nenhum comentário :

Postar um comentário