O Que Uma
Pesquisa de Mercado Pode Revelar? Como Posicionar um Produto? Quais as Falhas
Mais Comuns na Implantação do Processo?

Diante
disso, alguns autores afirmam que administrar marketing consiste em criar,
desenvolver e manter as trocas de mercado administrando a demanda em relação ao
seu nível, à sua duração e à sua natureza. Para eles, os processos de
administração de marketing consistem em cinco (5) passos:
1.
Pesquisa de Mercado: A pesquisa é o ponto inicial para o Marketing e,
sem ela, as empresas entrariam em mercados completamente às cegas. Para ser
eficaz, o Marketing deve começar com a pesquisa em um determinado mercado, onde
poderão ser reveladas várias oportunidades.
A
pesquisa de marketing propicia a preparação de estimativas financeiras –
baseadas na estratégia – que indicarão se os retornos atendem aos objetivos
financeiros da organização. Analisando a pesquisa as empresas perceberão que,
em qualquer mercado, os compradores normalmente são diferentes em suas
necessidades, percepções e preferências.
2.
Segmentação, Definição de Público-Alvo e Posicionamento do Produto: A
pesquisa revelará vários segmentos de clientes e, diante disso, o Gerente de
Marketing deve decidir onde concentrará os recursos financeiros, logísticos e
humanos da sua organização.
Após
isso, ele deverá posicionar seus produtos (e/ou serviços) de forma que os prospect’s
(consumidores potenciais) se conscientizem dos benefícios que esses produtos
(e/ou serviços) proporcionam a eles. Posicionamento é o esforço de implantar os
benefícios e a diferenciação nas mentes desses prospect’s.
Conforme
Philip Kotler uma marca não se posiciona apenas a favor de um benefício e sim
de forma mais ampla (“proposta de valor”), respondendo á seguinte pergunta dos
consumidores: _ “Por que eu deveria comprar essa marca?”.
3.
Marketing Mix: Nessa etapa, o Gerente de Marketing deverá estabelecer
que ferramentas vão sustentar e propiciar o posicionamento do produto. Essas ferramentas
são conhecidas como “os quatro P’s”:
·
Produto: É a área do
marketing que está preocupada com todos os aspectos que envolvem a administração de um produto, buscando
desenvolver o produto certo para
o mercado certo. O Gerente de Marketing deverá decidir
sobre como lançar produtos, a garantia que eles podem proporcionar
aos seus consumidores, os cuidados com a embalagem, a marca,
o número de produtos que serão lançados
e as instruções de uso ao
consumidor.
·
Preço:
É o
momento de administrar as condições de
venda do produto. Após seu desenvolvimento é necessário estabelecer o preço certo
para o mercado certo. A
administração do preço deve considerar
os aspectos competitivos do segmento,
a reação dos consumidores ao preço de
venda, os objetivos das empresas, os descontos concedidos, os prazos de pagamento dos clientes, a
concessão de crédito aos clientes,
a lista de preços para os vendedores e
outros.
·
Praça: São todas as
atividades que tornam o produto disponível e acessível aos consumidores,
procurando fazer com que o produto
certo esteja disponível no local
e no momento em que for necessitado. Essas decisões englobam o
canal de distribuição física do produto, o tipo de intermediário que será utilizado, o nível de serviços à disposição dos clientes, as áreas
geográficas a serem cobertas, o tipo de transporte
que será usado, a estocagem dos produtos, o armazenamento e a localização
das lojas.
·
Promoção: São as
atividades de comunicação como a propaganda, a promoção de vendas, o
merchandising e as relações públicas que informarão ao mercado-alvo sobre o
produto e tentarão persuadir os consumidores sobre os benefícios nele contidos.
4. Implementação: Nesse momento, todos
os setores da empresa (P&D, Compras, Vendas, Fabricação, RH etc.) devem entrar
em ação, embora às vezes ocorram problemas nessa etapa. Dentre as falhas, as
principais se concentram no setor de Marketing e Vendas como não fazer pré-vendas
(das qualidades do produto e seu preço à força de vendas), propagandas
inadequadas, não prestar atendimento prometido e outros.
5.
Controle: É a etapa final no processo de marketing e pode-se dizer que
as empresas que alcançam o sucesso são aquelas que aprendem, obtém feedback do
mercado, fazem auditorias, avaliam os resultados e efetuam correções.
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