terça-feira, 17 de outubro de 2017

Salvador Arena – Mecânico, Empreendedor e Visionário


Arena Criou Uma Fundação Filantrópica – Que Leva o Seu Nome – e um Centro Educacional, Que Atende Cerca de 2,5 Mil Alunos




Salvador Arena nasceu no dia 12 de janeiro de 1915 na cidade de Trípoli, na Líbia. Filho de Nicola Arena e Giuditta Patessio, ele desembarcou no Brasil em 1920 com apenas cinco anos de idade. Aos oito, Arena já manipulava peças e máquinas na oficina de seu pai, além de fabricar velas para vender em procissões e missas da região.

Aos 21 anos formou-se em engenharia civil pela Universidade de São Paulo. Trabalhou inicialmente recriando peças defeituosas de máquinas industriais que antes só podiam ser adquiridas fora do país.
O salto em sua vida profissional aconteceu em 1942, quando fundou a empresa Termomecânica São Paulo S.A. Seu objetivo era produzir equipamentos para padarias, além de fornos de revenimento ([i]), ventiladores, trefilas, fornos de fundição e prensas.

Empreendedor nato, Salvador Arena prezava sempre pela qualidade de vida dos seus funcionários, oferecendo benefícios como cestas básicas e atendimento médico e odontológico até para os familiares dos mesmos.

Remuneração por produtividade, política salarial diferenciada, adicional no final do ano e prêmios para funcionários que se destacassem – como o pagamento de até 18 salários – foram alguns dos benefícios pioneiramente oferecidos por ele.

Em 1998 a Termomecânica foi classificada entre as maiores indústrias privadas do país e líder no setor de transformação de metais não ferrosos. Atualmente emprega mais de 2 mil funcionários.
Salvador Arena faleceu em 28 de janeiro de 1998, aos 83 anos, deixando patrimônio de US$ 400 milhões. Ele foi vítima de um ataque cardíaco após um dia comum de trabalho.

A Fundação Salvador Arena é uma instituição filantrópica e sem fins lucrativos, criada em 1964 na cidade de São Bernardo do Campo (SP). Ela foi idealizada visando garantir o acesso da população a mais de 60 projetos sociais realizados no ABC paulista e em São Paulo.




O Centro Educacional da Fundação Salvador Arena (CEFSA) é formado pelo Colégio Termomecânica, pela Faculdade de Tecnologia Termomecânica, pelo Teatro Eng. Salvador Arena, Estádio Olímpico Bronze TM 23 e pelo Conjunto Aquático Salvador Arena.

O CEFSA atende gratuitamente mais de 2,5 mil alunos por ano. Arena recebeu diversas homenagens que reconheceram o seu esforço e dedicação para o desenvolvimento de suas empresas e dos seus funcionários, como: Empresa do Ano pela Revista Exame (1978 e 1980), Melhor Desempenho Global dos Últimos 10 Anos no ranking Melhor dos Melhores (1983), Melhor Liquidez do Setor Metalúrgico (1988), Prêmio FGV de Excelência Empresarial (1992, 1993 e 1994) e Melhor dos Melhores no Setor de Siderurgia e Metalurgia (1996).

Na década de 60, Arena comprou 150 cadeiras e mesas e contratou professores para montar uma escola dentro de sua fábrica, visando promover a educação básica para funcionários analfabetos. Em 1990 foi criado o Colégio Termomecânica, que oferece gratuitamente 1,9 mil vagas em cursos de nível básico e médio todos os anos.

Em 1995, criou o Centro de Diagnose, responsável por mais de 14 mil exames gratuitos para funcionários e moradores da região. Em outra ocasião, para proteger seus empregados das altas taxas de juros do mercado, Salvador desenvolveu uma cooperativa de crédito para financiamento pessoal.



Por Stwart Lucena (www.administradores.com)


________________________________________________



([i]) Revenimento é aplicado nos aços para corrigir a tenacidade e a dureza excessiva, conseguindo o aumento da tenacidade dos aços. Revenimento é o reaquecimento das peças temperadas, a temperaturas abaixo da linha inferior de transformação do aço.

Nenhum comentário :

Postar um comentário