Qual
a Diferença Entre Treinamento e Desenvolvimento? Quais os Tipos de Treinamentos
Existentes? E as Vantagens de Cada Um?
Treinamento é qualquer procedimento que
vise promover e aumentar o aprendizado entre os funcionários de uma empresa,
visando – particularmente – à aquisição de habilidades para um determinado
cargo.
Para uns, Treinamento
é a aquisição sistemática de atitudes, conceitos, conhecimentos, regras ou
habilidades que resulta em melhoria de desempenho no trabalho.
Para outros, Treinamento é um processo de aprendizado que
auxilia o profissional a atingir a eficiência exigida no seu trabalho (presente
e futuro) mediante o desenvolvimento de hábitos apropriados de pensamentos,
ações, atitudes, comportamentos, conhecimentos e técnicas. Os objetivos de um
treinamento são:
·
Impulsionar a eficiência.
·
Incrementar e aumentar a produtividade.
·
Elevar os níveis de qualidade.
·
Promover a segurança no trabalho.
·
Diminuir refugos e retrabalhos.
Considera-se Desenvolvimento como uma
forma de aperfeiçoamento pessoal que consiste em aprimorar o conhecimento e as
habilidades de natureza complexa e não estruturada.
Mas, outros estudiosos afirmam que o Desenvolvimento de um funcionário seria
a capacidade desse funcionário em acumular conhecimentos e informações
suficientes para que ele possa desenvolver melhor sua função atual, ou outras
tarefas que lhes serão confiadas. Sendo assim, pode-se dizer que:
·
Treinamento é uma aprendizagem relacionada à
tarefa atual do empregado.
·
Educação seria a aprendizagem que visa a
preparação do indivíduo para uma tarefa futura, já identificada.
·
Desenvolvimento é a aprendizagem adquirida para
o crescimento do indivíduo, mas não relacionada a uma tarefa presente (ou
futura)
MODALIDADES
DE TREINAMENTO
1) Treinamento
Presencial:
Trata-se do treinamento realizado com a presença física do instrutor
e do treinando, cujo objetivo é qualificar, reciclar, atualizar e/ou
aperfeiçoar o desempenho dos treinandos. Pode ocorrer em salas de aula de
centros de treinamento, em escolas de formação profissional, em instalações
adaptadas nos locais de trabalho, reunindo funcionários de vários órgãos. As
vantagens do Treinamento Presencial são:
·
Proximidade do instrutor e do treinando, favorecendo troca
permanente de informações e “feedback”.
·
Possibilidade de aprofundamento do assunto pela prática da
discussão, “ao vivo e a cores”.
·
Maior interação, decorrente das trocas sociais entre
“instrutor / treinando” e “treinando / treinando”, proporcionadas pela
proximidade física.
·
Possibilidade de criação de redes de relacionamento
decorrentes da interação, as quais poderão posteriormente dar sustentação ao
treinamento.
2) Treinamento à
Distância:
É o tipo de treinamento que se caracteriza pela separação física entre o
instrutor e o treinando, utilizando meios de comunicação para promover a
interação entre ambos e transmitir os conteúdos educativos. As vantagens desse
tipo de treinamento são:
·
Remoção das barreiras tempo / espaço / idade, pela
possibilidade de envolver grande número de pessoas separadas geograficamente,
realizando-se a aprendizagem onde, quando e no tempo que o treinando quiser.
Significa, portanto, a democratização do ensino, por facilitar o acesso de
pessoas impossibilitadas de frequentar aulas presenciais.
·
Possibilidade de que o próprio treinando controle o início,
a manutenção e o ritmo da sua aprendizagem.
·
Menores custos de treinamento, nos casos em que a quantidade
de treinandos for grande.
OBSERVAÇÃO: Com o desenvolvimento da
Internet, as fronteiras para o treinamento à distância se expandiram,
reduzindo-se os custos e ampliando-se as possibilidades de busca às
informações.
3) Treinamento em Serviço (TES): É o
treinamento realizado no próprio ambiente de trabalho do funcionário – atual ou
futuro – destinado à aquisição de conhecimentos
práticos e/ou desenvolvimento de habilidades específicas. Normalmente, esse
tipo de treinamento é indicado para aproximar ao máximo o ambiente de trabalho
ao ambiente do treinando. Principais vantagens:
·
Constitui modalidade de treinamento comum para a capacidade
dos funcionários de qualquer instituição.
·
O treinamento não se desenvolve numa situação artificial.
·
A motivação é maior, pela aproximação das condições reais de
trabalho.
·
Acompanha as mudanças ocorridas nas tecnologias e nos
procedimentos do trabalho.
3) Rodízio: É o
remanejamento do posto de trabalho do funcionário, visando prepará-lo para uma
nova função e obter uma visão global do trabalho a ser realizado num
determinado setor. Trata-se de uma das formas mais eficazes de formação profissional.
Principais vantagens:
·
Viabilidade econômica, por se tratar de um tipo de
treinamento de baixo custo.
·
Aquisição de uma visão mais global da empresa.
·
Possibilidade de ser utilizado para o aprendizado de todos
os tipos de tarefas, desde as mais simples até às mais complexas.
4) Estágio: É a execução
de atividades pertinentes à ocupação profissional, mediante a experiência
direta e realizada no ambiente de trabalho – onde são desenvolvidas as
atividades que o estagiário necessita adquirir. O estágio pode ocorrer dentro
da própria instituição ou em outras, através de convênios entre essas
instituições. Principais vantagens:
q Viabilidade
econômica, por se tratar de um tipo de treinamento de baixo custo, quando
realizada no mesmo local de moradia do funcionário.
q Possibilidade
de ser utilizado para o aprendizado de todos os tipos de tarefas – simples ou
complexas.
5) Visita Técnica: São visitas
realizadas a outros setores – dentro da própria empresa ou em outra – com o
objetivo principal de observar diretamente o funcionamento de um determinado
trabalho (ou uma nova tecnologia). Principais vantagens:
·
Baixo custo; se for realizada na mesma cidade.
·
Criação de parcerias e possibilidade de trocas futuras.
6) Reuniões
Informativas:
São realizadas periódica – ou esporadicamente – conforme a necessidade, a fim
de atualizar os funcionários (e as chefias) sobre os assuntos pertinentes às
suas áreas. Principais vantagens:
·
Baixo custo.
·
Contato direto entre informante e informado, evitando-se
ruídos na comunicação.
·
Favorecimento da interação entre funcionários e chefias.
7) Encontros de
Disseminação de Treinamento: Têm como objetivo divulgar o conhecimento adquirido por
funcionários que participaram de treinamento, suplementados por materiais
impressos (manuais, apostilas, prospectos, etc), colocados à disposição dos
interessados no setor de Recursos Humanos. Principais vantagens:
·
Redução do custo do treinamento através do efeito
multiplicador do conhecimento adquirido.
·
Criação de compromissos do treinando com a capacitação dos
parceiros de trabalho.
8) Palestras: É a
apresentação de um assunto específico, seguido de questionamentos e comentários
por parte do público. Pode ser apresentada por funcionário da mesma empresa, de
outra empresa ou de alguma instituição contratada externamente. Principais
vantagens:
·
Introdução de assunto novo dos funcionários e da
instituição.
·
Baixo custo, se o palestrante for de outro departamento.
·
Valorização do funcionário palestrante.
9) Assinatura de
Jornais e Revistas: Que sejam do interesse do trabalho presente e futuro.
Principais vantagens:
·
Atualização dos funcionários quanto à temas relacionados à
sua área / setor / função.
11) Workshop: Apresentação
resumida de um determinado assunto, utilizando técnicas expositivas e/ou vivenciais
com o objetivo de divulgar uma proposta de trabalho. Normalmente um workshop é
mais “visual” do que “auditivo”
12) Seminário: Evento que
reúne especialistas – de uma ou mais áreas de conhecimento – com o objetivo de
promover (ou ampliar) o debate sobre um tema específico, a partir de enfoques
diferentes. Os atores de um seminário são os palestrantes, os debatedores, os
coordenadores, o secretário e o público em geral.
13) Congresso / Conferência: Conferência é
uma reunião promovida por entidades associativas, visando debater assuntos que
interessam a um determinado ramo profissional. Congregam profissionais de
renome, objetivando atualizar a categoria e/ou divulgar descobertas
científicas. Os congressos são realizados a partir de temas relevantes e englobam
cursos de curta duração, palestras, vivências, mesas redondas, etc.
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