Como o Gerente Pode Superar Obstáculos
do Cotidiano?
Diariamente os profissionais de Gestão Empresarial se defrontam com
inúmeros obstáculos pessoais e profissionais, os quais acabam dificultando enormemente
seu trabalho.
Mas, olhando sob outro ângulo, são esses mesmos obstáculos que
enriquecem nossas vidas – senão, qualquer um teria sucesso.
Moliere – escritor francês – disse "Quanto maior o obstáculo, maior a
glória ao superá-lo". Mas, para isso é necessário que o gerente adote
um sistema que lhe permita aprender a enfrentar esses obstáculos e superá-los.
Diante disso, veremos abaixo algumas formas de tentar superar esses
mesmos obstáculos:
- Estabeleça
objetivos claros, específicos e ponha-os no papel: Dizer que quer ganhar mais dinheiro e ter mais tempo livre – por exemplo
– não é um bom objetivo gerencial. Esse objetivo é claro, mas não é
específico. Quanto dinheiro você quer ganhar? Até quando? (Você não vai
ficar milionário amanhã). Quanto tempo livre quer? Visualize seu objetivo
de maneira clara e específica e ponha-o no papel, pois isso o obriga a
concentrar seus esforços em busca de resultados, ao invés de dispersá-los.
- Sonhe –
com os pés no chão: É
importante ser realista. A melhor receita para uma úlcera, um stress ou
depressão é obrigar-se a atingir objetivos inalcançáveis ou num espaço de
tempo curto demais. Por isso é importante manter sempre aguçado seu senso
de realidade. Tem outro dado importante: uma pesquisa realizada pela
revista INC. entre os presidentes e CEO’s das 500 empresas que mais
cresceram o ano de 2001 nos EUA, mostra um fato interessantíssimo: cerca
de 40% dos entrevistados não tinha planejado seu sucesso. Empresários que
multiplicaram seu faturamento por 5, 10 e até 20 vezes num ano disseram que
estavam tão ocupados trabalhando que não tinham notado seu crescimento
fantástico. Sonhar é bom, principalmente para quebrar paradigmas e
visualizar novas realidades, mas, depois de feito isso, trabalhar
geralmente é bem mais produtivo.
- Monte um
cronograma: O tempo é
hoje o recurso mais escasso e valioso para um gestor. E, a melhor maneira
de otimizá-lo é montando um cronograma, passo a passo, de tudo que precisa
ser feito para conquistar seu objetivo. Não é necessário nada complicado:
basta uma agenda semanal, com tarefas diárias. O cronograma tem outra
vantagem: como você pode ver claramente se está vencendo as etapas
necessárias, se está adiantado ou atrasado, ele o obriga a ser honesto com
você mesmo. Isso permite acompanhar seu progresso e fazer pequenas
correções de rota. Afinal, poucas vezes tudo sai como planejado – e nada
como um bom mapa para colocá-lo no caminho certo novamente.
- Faça
revisões constantes:. Precisamos relembrar, de tempos em
tempos, o que é exatamente que estamos perseguindo. Afinal, quem disse que
você é obrigado a seguir até a morte um objetivo só porque você mesmo o
estabeleceu há alguns meses atrás? A vida muda, as coisas mudam, seus
objetivos também podem mudar, porque não? Só não use isso como desculpa
para desistir. Suas revisões devem servir para reforçar sua visualização
do sucesso, bem como mostrar os resultados já atingidos e o que ainda
resta por fazer. Quando as coisas vão mal, revisões podem lhe trazer insights
interessantes, além de relembrá-lo de seu sonho, reforçando pensamentos
positivos. Quando as coisas vão bem, não existe nada mais motivador do que
uma revisão do seu plano de ação, também reforçando pensamentos positivos.
Por isso não deixe nunca de fazê-las, mesmo que mentalmente, porque vale a
pena.
- Não
desperdice recursos:
Todos temos a tendência a ser meio centralizadores, principalmente com
tarefas importantes. Somos pessoas de ação (senão não teríamos chegado até
aqui). O problema é que muitas vezes tentamos reinventar a roda. Como
queremos resolver tudo, esquecemos que muitas vezes pode existir alguém
que já passou pela mesma situação – e com sucesso. Da próxima vez que
estiver empacado, saia do escritório e vá fazer perguntas. Vá à
biblioteca, navegue pela Internet, entre numa lista de discussão. Estamos
na era da Informação: aproveite e use-a!
- Priorize
atividades mais importantes: Quem já estudou
administração da produção sabe que, através de sistemas do tipo CPM -
Critical Path Method (Método do Caminho Crítico), podemos separar qualquer
objetivo em subgrupos de atividades menores. Algumas dessas atividades são
chamadas de críticas porque, se atrasarem, elas põem em perigo e atrasam o
projeto inteiro. Outras coisas não: podem ser deixadas sem problema para o
último instante. Descubra quais são as atividades mais importantes para
atingir seus objetivos, e dê-lhes prioridade total. Aqui também se aplica
a lei de Pareto: 80% dos seus resultados geralmente são conseguidos
através de 20% do seu tempo e esforço. Melhore a qualidade desses esforços
e você vai estar bem mais perto do sucesso.
- Envolva
as pessoas à sua volta: É muito mais motivador trabalhar em
busca de um resultado quando família, amigos e colegas dão seu apoio. O
envolvimento de outras pessoas cria um tipo de motivação contagiante, uma
espécie de sinergia que ajuda a superar obstáculos. Aliás, muitas vezes
isso é fundamental, pois nos obriga a continuar mesmo quando as coisas
parecem não ir muito bem (e isso com certeza vai acontecer). Além disso,
todos podem participar dando idéias e sugestões. Você não vai aproveitar
todas, mas alguma coisa boa sempre surge. A vida de quem trabalha com
Internet já é bastante difícil por si só - não a dificulte ainda mais. Use
uma parte do seu tempo de maneira política, conquistando o apoio e
envolvimento das pessoas à sua volta - principalmente sua cara-metade.
Nada como unir o útil ao agradável: ser feliz fora do trabalho, acredite,
aumenta sua produtividade.
- Não tome
atalhos: Sucesso é 1% de
inspiração e 99% de transpiração. Leva-se dez anos para fazer sucesso da
noite para o dia. Sempre que ler a história de alguém que se deu muito
bem, em qualquer atividade humana, preste muita atenção. 100% das vezes,
sem exceção, você vai ver que essas pessoas estavam dando duro há muito
tempo. Se atalhos fossem melhores, não teríamos estradas e nem avenidas.
Na Internet, quem pega atalhos acaba pagando o pato lá na frente.
- Respeite
sua intuição:
Sobrecarregados de informação, atolados até o pescoço em números, gráficos
e relatórios, pressionados constantemente a tomar decisões rápidas... a
verdade é que é difícil ser totalmente racional nessas situações. A
intuição, muitas vezes, nos manda recados sutis de algumas coisas que não
percebemos conscientemente. Ouça-a com cuidado, principalmente ao lidar
com pessoas. Não precisa ser radical, chegando ao preconceito ou ao
esoterismo. Mas, quando lhe der aquele friozinho na barriga, ou aquela
vozinha lá no fundo lhe sussurrar algo... preste muita atenção. Afinal,
não é um estranho mandando um recado. É você mesmo!
- Siga seu plano – é hora de ação: O sucesso
requer equilíbrio entre planejar e fazer; ou seja, entre o teórico e o
prático. Uma vez que você identificou como alcançar seus objetivos, deixe
de lado a indecisão. Muitas vezes a diferença entre quem sonha com o
sucesso, e aqueles que o alcançam, está simplesmente na consistência de
seus atos. Pequenos passos e ações que, somados, separam os sonhadores dos
conquistadores. Como disse Woody Allen: “90% do sucesso é simplesmente dar
as caras”. Porque 90% das pessoas desistem antes mesmo de começar.
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