O
Que é Marketing Colaborativo? Qual o Papel das Mídias Sociais Nesse Contexto? A
Propaganda Corporativa Tem Tido Influência Sobre o Comportamento dos
Consumidores?
Os
avanços tecnológicos provocaram enormes mudanças
nos consumidores, nos mercados e no marketing e, desde o ano 2000, essa
tecnologia permitiu a conectividade e a interatividade entre os indivíduos e
grupos. Essa onda nova tecnológica é formada por três (3) forças: _
computadores e celulares baratos, internet de baixo custo e fonte aberta.
Nessa
era
de participação as pessoas criam e consomem notícias, idéias e
entretenimento. Para Philip Kotler, essa nova onda de tecnologia acabou
transformando as pessoas de consumidores em “prosumidores” ([i]). E um dos fatores
que permitiram a onda tecnológica foi a ascensão das mídias sociais.
Em
2009 existiam 13 milhões de blogs ativos no mundo e, conforme o que acontece
nas mídias impressas, o público e a frequência de leitura variam muito de um
país para outro: _ no Japão 74% dos internautas leem blogs e, embora nos EUA
apenas 27% o façam, eles são formadores de opinião.
Outra
forma de blog popular (o Twitter) permite a seus membros postar informações
compostas de até 140 caracteres, enviando-as através de dispositivos portáteis
e compartilhando informações, opiniões e atividades. Blogueiros e adeptos do
Twitter podem tecer comentários positivos ou negativos sobre empresas e
produtos, tendo potencial de dissuadir consumidores a fazerem – ou não –
negócios com essas corporações.
Pessoas
também criam videoclipes no Youtube, esperando que sua criatividade seja
reconhecida e lhes abra as portas a novas oportunidades. Videoclipes são
preparados por organizações a fim de obter apoio nos seus protestos ou para as
empresas divulgam seus produtos (ou serviços) e, à medida que as mídias sociais
vão se tornando cada vez mais expressivas, os consumidores
poderão influenciar outros consumidores com suas opiniões e experiências.
Dessa
forma, KOTLER afirma que a influência que a propaganda corporativa tem sobre o
comportamento de compra está diminuindo proporcionalmente. Além disso, os
consumidores estão participando mais de outras atividades como videogames,
assistindo a DVDs, usando mais o computador e, portanto, menos expostos a
anúncios.
Como
as mídias sociais são de baixo custo elas certamente serão o futuro das
comunicações de marketing e, as conexões entre amigos nos sites de networking
social, também ajudarão as organizações a desenvolver insights sobre o mercado.
Quem poderia imaginar a existência de uma enciclopédia que qualquer pessoa
pudesse editar, como a Wikipédia, por exemplo?
A
tendência à existência de consumidores colaborativos afetou os negócios e,
atualmente, os profissionais de marketing não têm mais controle total sobre
suas marcas, uma vez que estão competindo com o poder coletivo dos
consumidores.
Dessa
forma, o Marketing
evoluiu e na primeira fase era orientado pela transação, concentrando-se em
como efetuar a venda. Na 2ª fase tornou-se orientado pelo relacionamento; isto
é, como fazer o consumidor voltar e comprar mais. Na 3ª fase, o Marketing
convida os consumidores a participar do desenvolvimento do produto e de suas
comunicações.
Portanto,
o marketing
colaborativo é o 1º elemento do Marketing 3.0 e, as empresas que o
praticarem irão mudar o mundo, acompanhadas de seus concorrentes e de seus
consumidores.
o
Novo Marketing, Centrado no Ser Humano”. Ed. Elsevier, Rio de Janeiro, 2010.
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