Por Que Temos
Cada Vez Mais Animais de Estimação em Nossas Casas? Qual o Tamanho do Mercado
PET Brasileiro? Qual é o Maior Fenômeno Mundial no Segmento de Brinquedos
Infantis?
Observando
um vídeo do professor Alex Freire (da FGV) encontrei dois “cases” de Marketing
que acredito serem do interesse de muitos analista mercadológicos:
_
“Archie era um cão da raça Labrador que se perdeu de seu dono numa estação de
trem na Escócia, mas como ele não era um animal qualquer – era um cão
especial – acabou embarcando sozinho num trem de volta para a casa às 20: 30 h
e descendo na estação correta em Londres quinze minutos depois, para surpresa
de todos.
Toda
essa façanha foi registrada pelas câmeras de vigilância dessas estações e
devidamente confirmada pelos policiais e vigilantes ingleses e escoceses. Além
de especial, Archie representa um dos 830 milhões de cães e gatos distribuídos
pelo mundo e, segundo uma pesquisa da Fundação Brasil, existem cerca de 33
milhões de cães no Brasil, perfazendo uma relação de 6,5 habitantes por cão.
Ainda
segundo essa pesquisa a média de cães por domicílio no Brasil é de 1,3, 63% das
classes econômicas A e B brasileira possui algum tipo de animal de estimação e
43% dos cães brasileiros vivem no Sudeste.
Dessa
forma, pode-se observar que essa combinação estatística abre fantásticas
oportunidades para o mercado PET brasileiro, o qual cresce a uma taxa anual de
17% – segundo a mesma pesquisa – e as razões de sucesso do mercado PET no mundo
são:
·
Maior
número de idosos (principalmente no Brasil, onde a expectativa de vida aumentou
nos últimos anos).
·
Redução
no número de filhos por família.
·
Falta
de segurança nos principais centros urbanos.
·
Carência
afetiva cada vez maior dos seres humanos.
Enfim,
o cão se tornou um “membro da família”
e, por que não, um grande consumidor global? Diante disso, a ciência
mercadológica passou a contar com um excelente “case” de Marketing: _ O mercado
PET brasileiro
Porém,
mais interessante ainda é a história da loura mais amada do mundo: _ ela tem
quase 50 anos, já vendeu mais de um bilhão de unidades e se fosse colocada em
fila daria mais de sete voltas na Terra.
Ela
é rica, bonita, muito charmosa, inteligente, está sempre na moda, tem um
namorado perfeito e muitos amigos. Afinal de contas ela tem a sensualidade de
Brigitte Bardot, o irresistível charme de Marilyn Monroe, a delicadeza e beleza
de Audrey Hepburn e a classe e poder de Jacqueline Kennedy.
Estamos
falando da boneca Barbie, cujo nome
aparece quarenta e nove milhões de vezes em uma busca no Google. De tanto ver
sua filha Bárbara brincar com bonecas de papel, fazendo de conta que eram
mulheres de sucesso e com guarda-roupa moderno, Ruth Handler, vice-presidente
da Mattel (tradicional fabricante de brinquedos), decidiu dar forma e vida à
imaginação da filha, supondo que outras meninas do mundo inteiro também
brincavam dessa forma
Ela
é um enorme sucesso em todo mundo e os apaixonados por ela são homens,
mulheres, idosos, adolescentes e adultos. A Barbie é a boneca mais vendida no
mundo com cento e vinte milhões de unidades comercializadas anualmente. Ou
seja, a cada segundo duas Barbies são vendidas em cento e cinqüenta países
espalhados pelo planeta.
A
boneca Barbie é um brinquedo que ao longo de uma época refletiu o comportamento
de toda sociedade, acompanhando todas as mudanças decorridas no comportamento
dessas pessoas durante quatro décadas. Pela primeira vez no Brasil – em 2008 –
foi organizada uma convenção para reunir os colecionadores da referida boneca
e, pasmem, a idéia da convenção partiu de um homem de trinta e seis anos de
idade.
Para
obtermos uma noção mais abrangente do que essa boneca representa para seus fãs,
as convenções realizadas ao redor do mundo costumam reunir mais de mil participantes
de cada vez”. Portanto, assim como o mercado PET brasileiro, a boneca Barbie
também representa um ótimo “case” de Marketing mundial.
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