Quais as
Melhores Práticas de Marketing Praticadas Pelas Empresas? Como Superar as Expectativas
dos Consumidores?

Sob
o ponto de vista deles em vez de se apoiarem apenas numa única diferenciação,
as organizações necessitam diversificar suas atividades de marketing.
É
comum ouvirmos falar de “fórmulas mágicas” que prometem sucesso em marketing.
Porém, além das ações vitoriosas normalmente empregadas existem práticas de
marketing que devem ser consideradas:
·
Melhor Atendimento Ao Cliente: Todos querem
ser bem atendidos pelas organizações. Mas, o problema é que as pessoas definem
“um bom atendimento” de formas diferentes. Num restaurante – por exemplo –
alguns preferem que o garçom seja rápido e traga logo a comida. Outros sentem
que isso seria “livrar-se do garçom” e, em função disso, preferem conversar com
ele, dando-lhe atenção. Podemos afirmar que cada pessoa atribui diferentes
pesos a esses atributos. Diante disso, cabe à empresa conhecer bem sua
clientela a fim de optar pelas melhores práticas de atendimento.
·
Produtos Com Qualidade Superior: Todos sabem que
produtos sem qualidade são prejudiciais à imagem das empresas, pois além dos
clientes não voltarem mais eles também falam mal dos produtos e da organização.
Para Peter Drucker “qualidade é o cacife para uma empresa sentar-se à mesa para
jogar o jogo dos negócios”. Mas, a questão é: _ Haverá consumidores suficientes
dispostos a pagar por ela?
·
Alta Participação de Mercado: É claro que as
empresas querem que seus produtos e marcas se tornem líderes de mercado, pois elas
faturam e lucram mais que seus concorrentes porque desfrutariam da economia de
escala e do reconhecimento de suas marcas. Porém, alguns líderes de mercado não
são lucrativos, cabendo analisar cuidadosamente receitas e despesas.
·
Melhorias Contínuas Nos Produtos: Trata-se de boa
estratégia de marketing, embora nem todas as melhorias sejam valorizadas pelos
consumidores. Quanto mais estariam dispostos a pagar por uma lâmina de barbear
mais afiada que sua concorrente? E por um automóvel mais veloz? Existem
produtos que atingem seu “limite de melhorias” possíveis e, conseqüentemente, o
aperfeiçoamento seguinte não faz muita diferença.
·
Inovação de Produtos: Empresas
inovadoras conseguem lucros substanciais com o lançamento de novidades
fantásticas. Mas, muitas empresas médias não mostram bons resultados com essa
estratégia. O dilema é: _se ela não lançar novos produtos, talvez não sobreviva
e, se lançá-los, pode perder dinheiro.
·
Participar de Mercados em Alto Crescimento: Mercados como o
de telecomunicações e siderurgias são extremamente atraentes, embora muitas
pequenas empresas acabem fracassando ao entrarem nesses segmentos. O principal
problema é produtos têm vida curta e, em conseqüência disso, elas têm que
investir constantemente para se manterem atualizadas. Muitas delas, mal começam
a lucrar com o último produto e já está na hora de investir no desenvolvimento
do substituto.
·
Superar as Expectativas dos Clientes: Atualmente,
atender às expectativas dos consumidores irá apenas satisfazê-los, mas exceder
essas expectativas irá encantá-los. O problema é que quando as expectativas do
cliente são superadas, ele as eleva da próxima vez e essa tarefa se torna mais
difícil e mais cara.
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