Sua Empresa Sabe Atrair Clientes? Você Tem Um Bom Serviço de
Entregas? Como Está o Nível dos Serviços Oferecidos Pela Sua Empresa?
Donos
de quaisquer estabelecimentos comerciais como bares, pequenos supermercados,
padarias, farmácias, vendedores autônomos e até donas de casa que vendem
salgadinhos para a vizinhança precisam aprender a atrair o cliente.
Afinal,
nenhuma empresa de qualquer tamanho ou setor sobrevive sem consumidor e o
principal segredo para isso é saber identificar qual é o negócio em que está
atuando.
É
comum alguns empresários cometerem o erro de não terem um claro ordenamento
sobre seu produto (ou serviço), para que ele serve, quem o compra ou que tipo
de atendimento é oferecido e, dessa forma, os clientes busquem opções que os
tratem de forma mais harmônica e alinhada.
Um
bom exemplo disso é a empresa que às vezes não dispõe de boa estrutura e tenta
oferecer entregas em domicílio. Nos dias atuais observa-se um crescente aumento
de empresas “deliveries” como pizzarias, supermercados, farmácias e
outras que se propõem entregar seus produtos em prazos razoáveis e que nem
sempre conseguem cumprir.
Dessa
forma, aquilo que seria seu diferencial competitivo – entregas em domicílio de
um bom produto – acaba se tornando uma dor de cabeça para o cliente e
consequentemente a perda deste.
Também
se observa no mercado pessoas que, passando por momentâneas crises financeiras,
acabam abrindo negócios em seus próprios lares, onde tentam “vender de tudo”
aos seus próprios vizinhos como cosméticos, roupas, produtos para emagrecer,
bebidas alcoólicas e refrigerantes.
Nesse
caso, o erro comum é que elas não criaram um mix de produtos
complementares, pois ao mesmo tempo em contatam clientes para vender um produto
de perfumaria, elas poderiam oferecer-lhes lingerie e/ou perfumes de qualidade.
Outra
circunstância muito comum da perda de clientes é o atendimento. Pois, às vezes,
o varejista até possui um produto de qualidade razoável e preço competitivo, mas
seu atendimento não é adequado. O consumidor fica tão irritado com a falta de
atenção do vendedor ao seu problema que, muitas vezes, ele acaba desistindo de
adquirir o produto escolhido.
O
varejista não percebeu que, ao entrar na loja, o consumidor já cumpriu a
primeira etapa do processo de vendas – o interesse por um produto ou serviço –
e que naquele momento boa parte da venda já estava feita; ou seja, atrair
clientes para dentro da loja.
Sendo
assim, essa seria a hora do atendente – ou do próprio dono – facilitar essa
ação com atenção, informações pertinentes e cortesia.
Hoje,
o atendimento é considerado o principal fator para a conquista e a manutenção
de consumidores, transformando-se numa atitude fundamental para a sobrevivência
da própria empresa.
Por
isso, torna-se necessário que as organizações criem estratégias de atendimento
inspiradas nas preferências dos clientes, além de uma estrutura que garanta uma
boa seleção do pessoal envolvido com atendimento e um adequado programa de
treinamento.
www.profigestaoblog.wordpress.com
www.facebook.com/profigestao
Nenhum comentário :
Postar um comentário