Por Que Motivo Muitos Gerentes
Não Delegam Autoridade a Seus Funcionários?
A
principal razão pela qual muitos Gerentes não delegam autoridade a seus
funcionários é porque eles temem perder o controle da situação e, para eles,
perder o controle significa perder o poder.
De fato,
muitos gestores perdem o controle quando delegam autoridade a seus
colaboradores, muito mais por não fazerem um acompanhamento de perto do que por
qualquer outro motivo. Eles acabam se aborrecendo e decidem – por via das
dúvidas – manter a autoridade em suas próprias mãos.
A
delegação de autoridade sempre envolverá algum risco e, para vários estudiosos,
a delegação e o controle devem sempre caminhar “de mãos dadas”.
O Gerente
moderno deverá minimizar esses riscos estabelecendo os controles necessários.
Ou seja, ele deverá acompanhar regularmente o trabalho, a fim de verificar a
eficiência com que o seu colaborador está exercendo a autoridade que lhe foi
delegada.
Pode-se
afirmar que, quando gestores e organizações não alcançam seus objetivos, quase
sempre isso ocorre em função da falta de controle e de acompanhamento.
Dessa
forma, o melhor planejamento será inútil se não houver um sistema para
monitorar a forma como os funcionários o estão seguindo. Além disso, o plano
deverá contemplar uma descrição detalhada de quem tem a responsabilidade e a
autoridade de fazer o quê.
Se você é
um desses Gerentes que preferem segurança e delegam o mínimo de autoridade ao
seu pessoal, aqui vai um alerta: _ mais cedo ou mais tarde isso se voltará
contra você.
Isso
ocorrerá principalmente se (e quando) a sua própria responsabilidade aumentar
e, quanto maior for a sua responsabilidade, maior será a necessidade de você
delegar parte da sua autoridade. Do contrário, você será sufocado com aquilo
que você mesmo criou.
Seguem
abaixo algumas “dicas” para você manter o controle da eficiência com que um
colaborador está exercendo sua autoridade:
- Implante procedimentos de
controle da qualidade.
- Supervisione o trabalho do
colaborador.
- Realize reuniões
administrativas regulares.
- Exija que o colaborador
apresente semanal ou quinzenalmente relatórios da situação.
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