segunda-feira, 4 de fevereiro de 2019

Os Novos Rumos do Empowerment



Por Que Motivo Muitos Gerentes Não Delegam Autoridade a Seus Funcionários?



A principal razão pela qual muitos Gerentes não delegam autoridade a seus funcionários é porque eles temem perder o controle da situação e, para eles, perder o controle significa perder o poder.



De fato, muitos gestores perdem o controle quando delegam autoridade a seus colaboradores, muito mais por não fazerem um acompanhamento de perto do que por qualquer outro motivo. Eles acabam se aborrecendo e decidem – por via das dúvidas – manter a autoridade em suas próprias mãos.

A delegação de autoridade sempre envolverá algum risco e, para vários estudiosos, a delegação e o controle devem sempre caminhar “de mãos dadas”.

O Gerente moderno deverá minimizar esses riscos estabelecendo os controles necessários. Ou seja, ele deverá acompanhar regularmente o trabalho, a fim de verificar a eficiência com que o seu colaborador está exercendo a autoridade que lhe foi delegada.


Pode-se afirmar que, quando gestores e organizações não alcançam seus objetivos, quase sempre isso ocorre em função da falta de controle e de acompanhamento.

Dessa forma, o melhor planejamento será inútil se não houver um sistema para monitorar a forma como os funcionários o estão seguindo. Além disso, o plano deverá contemplar uma descrição detalhada de quem tem a responsabilidade e a autoridade de fazer o quê.

Se você é um desses Gerentes que preferem segurança e delegam o mínimo de autoridade ao seu pessoal, aqui vai um alerta: _ mais cedo ou mais tarde isso se voltará contra você.

Isso ocorrerá principalmente se (e quando) a sua própria responsabilidade aumentar e, quanto maior for a sua responsabilidade, maior será a necessidade de você delegar parte da sua autoridade. Do contrário, você será sufocado com aquilo que você mesmo criou.

Seguem abaixo algumas “dicas” para você manter o controle da eficiência com que um colaborador está exercendo sua autoridade:

  • Implante procedimentos de controle da qualidade.
  • Supervisione o trabalho do colaborador.
  • Realize reuniões administrativas regulares.
  • Exija que o colaborador apresente semanal ou quinzenalmente relatórios da situação.


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