sexta-feira, 28 de dezembro de 2018

Profissional de Vendas Habilidades, Atitudes e Conhecimentos Necessários



Como Evitar Erros na Entrevista de Vendas? Que Postura o Vendedor Deve Tomar Para Causar Boa Impressão?

  

Alguns estudiosos de Marketing vêm afirmando que a maioria dos clientes reage de forma diferente a certas situações e, suas reações, dependeriam de características básicas do ser humano, as quais são influenciadas por diversas razões.



Por isso, esses analistas indicam que, quanto mais subsídios o vendedor puder colher numa conversa com seu cliente, mais astutas e produtivas serão suas técnicas de abordagens. Para eles as preferências dos clientes, sua educação, seu passatempo predileto, sua família e suas ambições – depois de conhecidas – certamente evitarão erros numa entrevista de vendas e não atrapalharão o negócio.

Por isso, o Profissional de Vendas não deve se esquecer de anotar todas as informações pertinentes à melhoria de seu desempenho com o cliente, pois informação é poder. O vendedor perceberá que existem clientes tímidos e hesitantes que vão precisar de seu empurrão, através de sondagens.

Outros clientes – livres e falantes – poderão ser conquistados com bons argumentos e conduzidos para o fechamento da venda. Existem clientes que mencionam com frequência suas esposas e filhos. Esses geralmente, não apreciam piadinhas ou linguagem chula. Com a experiência do dia a dia, o vendedor acabará se tornando sensível à identificação das atitudes do seu cliente e aprenderá a usar melhor suas técnicas.

Em termos de conhecimentos gerais ele deverá ter a iniciativa de obtê-los, pois os conhecimentos paralelos irão tornar o vendedor mais atrativo e seus clientes gostarão de conversar com ele, caso ele demonstre ser uma pessoa bem informada – tanto sobre seus produtos, como temas ligados à cultura geral.




Diante disso, esses analistas de mercado acreditam que o verdadeiro Profissional de Vendas deve sempre se considerar um “aluno” em vendas, mesmo tendo ele anos de treinamento e experiência. Ele deve saber que para continuar crescendo é necessário manter seu entusiasmo pelo conhecimento. E quem não pensa assim, para no tempo e corre o risco de comprometer suas realizações futuras, ficando “velho” para a profissão de vendedor.

Sendo assim é importante o vendedor determinar-se a aprender mais como um desafio a ser superado e – principalmente – ele jamais deverá deixar de falar bem, o suficiente para causar boa impressão. As bibliotecas e as livrarias possuem farto material para quem precisa estar bem informado. Os jornais, as revistas especializadas, a televisão educativa e a Internet também colaboram muito nesse sentido.

Uma boa saída a um obstáculo colocado pelo cliente é o resultado da educação e do bom treinamento desse vendedor. Portanto o profissional de vendas deve preparar-se sempre, aprimorando técnicas e conhecimentos e assim adquirindo segurança no que diz aos seus clientes. Dessa forma, ele estará sempre pronto par atacar, vencer ou se defender quando a situação assim o exigir.

Por isso, aconselha-se que o Profissional de Vendas aprenda tudo a respeito do seu trabalho; lendo bastante e fazendo cursos noturnos de marketing, cursos de extensão ou outros cursos afins. Trocar ideias com outros profissionais, estudando tudo que sua empresa dispor e considerar as orientações do seu Gerente.

No seu trabalho a comunicação é a base da sua vitória e, por isso mesmo, ele deverá ter profundos conhecimentos da língua portuguesa, deverá saber expressar-se corretamente formando frases com sentido, observando a conjugação dos verbos, plurais e acima de tudo desprezando as gírias.

O conhecimento do maior número possível de palavras através da leitura vai ajudá-lo consideravelmente nas conversas com seus clientes, a evitar as constantes repetições das mesmas palavras, o que só demonstra pouca cultura e péssima leitura. Saber tudo sobre sua profissão e seu produto é imprescindível para alcançar o sucesso, pois o vendedor não terá nenhuma segurança se não souber colocar em detalhes o seu produto ao seu cliente.

Ele deverá colher todo material que puder sobre o que vai expor e lê-lo detalhadamente antes de seus compromissos de venda. Deverá lembrar-se que o embasamento cultural é um ponto forte a seu favor que não pode ser desperdiçado. Portanto, o profissional de vendas deverá canalizar sempre esses ­conhecimentos de maneira clara e objetiva na consecução de seus objetivos profissionais e pessoais.


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