sábado, 24 de novembro de 2018

O Profissional de Vendas e Sua Automotivação



O Que é Motivação? Como Ela Pode Ajudar o Vendedor Nas Entrevistas de Vendas? Estimular a Memória Aumenta a Motivação? O Otimismo Motiva as Pessoas?






Alguns autores definem motivação como sendo os motivos que levam pessoas a alguma ação. Mas, os motivos que levam alguns a uma ação podem ser diferentes dos motivos que levem outras pessoas à mesma ação.





Diante disso, hoje já se sabe que a motivação é algo próprio, íntimo e particular. Ou seja, a motivação é sua e não, minha. Para piorar, muitos acreditam que não existam fórmulas para manter uma pessoa – ou uma equipe – motivada o tempo todo dentro de uma organização.

Por outro lado, outros estudiosos afirmam que um motivo é um processo que dirige e desenvolve um comportamento diante de necessidades ou desejos. E a automotivação seria a nossa convicção de atingirmos os objetivos através da luta, da garra e do entusiasmo. É uma ação na qual nos empenhamos por livre e espontânea vontade.

Sendo assim, quando um profissional de vendas visita um cliente varejista sem que ele o tenha chamado é necessário gerar um motivo. Isto é, ele precisará levantar as necessidades do cliente em ad­quirir seu produto através de perguntas (sondagens). E, após descobrir tais necessidades, a motivação consiste em demonstrar os benefícios que seu produto possa oferecer aos consumidores.




Sendo assim, esse profissional de vendas deverá converter as necessidades de seus clientes em um “impulso de compra” e encaminhá-lo para o fechamento da venda, fazendo o cliente perceber e reconhe­cer a urgência desta necessidade.

Se o contato for bom e produtivo para ambos, o cliente terá maior facilidade de se recordar de boa imagem do vendedor, o que deve facilitar bastante seus contatos posteriores. Há uma tendência nas pessoas em só se lembrarem de aconteci­mentos agradáveis e, por isso mesmo, a motivação também trabalha com a memória das pessoas. Toda pessoa tem o desejo de ajudar alguém Para tal, basta que seja provocado e esse desejo se realiza.

Diante disso, o vendedor poderá – algumas ve­zes – chegar a um colega ou ao seu chefe e dizer que está com um problema, precisando de sua ajuda. Isso já predispõe a pessoa a ser útil.

Portanto, o vendedor deve procurar manter contato com pessoas otimistas, alegres e positivas, pois parece existir uma passagem desta força positiva para aque­les que as rodeiam.

Com isso, profissional de vendas poderá ter um contato bas­tante positivo com seus clientes e, quem sabe, até motivá-los mais facilmente através de todo esse otimismo.


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