terça-feira, 13 de novembro de 2018

Funções Básicas de um Vendedor de Varejo



O Que um Vendedor Varejista Deve Saber Para Executar Bem Suas Funções? Que Valores e Capacidades Profissionais Ele Precisa Possuir?







Sabemos que nas atuais sociedades de consumo as pessoas são fortemente influenciadas pelo Marketing desde quando acordam até ao se deitarem e, em função disso, todas as nossas ações acabam sendo sugestionadas através da propaganda, da promoção ou da própria venda.



O consumo de um sabonete, creme dental ou mesmo papel higiênico é influenciado por algum tipo de promoção no ponto de vendas – ou algum comercial na TV.

Analistas de marketing vem afirmando que o sucesso de uma empresa depende de metas determinadas para satisfazer necessidades dos mercados, com mais eficiência que a concorrência. E o vendedor varejista é a pessoa chave neste contexto. Dessa forma, podemos destacar algumas funções básicas que esse profissional deverá realizar:





·        Vender o produto certo ao cliente certo e no tempo certo, utilizando o material promocional apropriado.
·        Promover seu produto demonstrando benefícios diferentes da concorrência.
·        Praticar sua estratégia de preços demonstrando dados que justifiquem custos, lucros e segurança para o varejista.
·        Demonstrar o mecanismo de ação do produto, a fim de aumentar a confiança do cliente;
·        Prestar serviços aos seus clientes, orientando-os na venda e auxiliando-os no pós-venda.
·        Explorar detalhadamente cada ponto dos seus recursos promocionais.
·        Sugerir promoções, merchandising ou campanhas que atinjam os consumidores dos seus produtos na loja varejista visitada.
·        Ajudar seus clientes a vender, ajudando-o a demonstrar melhor o produto nos argumentos com os consumidores.
·        Analisar o desempenho dos atuais – e novos – produtos junto ao revendedor e checar o ponto de venda, a fim de verificar se os seus produtos estão sendo promovidos com eficácia.
·        Avaliar seu próprio desempenho e propor-se um plano de melhoria na sua eficácia operacional.


Dessa forma, o vendedor varejista precisará estar ciente dos seus valores e capacidades profissionais, desde sua resistência para enfrentar o sol e a chuva até a arte de persuadir o cliente, passando pelo seu tato, sua eloquência verbal, sua simpatia e até sua agilidade.

É preciso que ele seja polivalente, impermeável aos insultos, às queixas, à indiferença e à desconsideração. Na verdade, um vendedor varejista deverá ser capaz de realizar proezas próprias de um atleta que vence todos os obstáculos.

Portanto, ser um vendedor não é fácil e tornar-se um Profissional de Vendas – que saiba desempenhar bem seu papel – é uma qualidade imposta somente às pessoas possuidoras de coragem, técnica e espírito de luta.

Nenhum comentário :

Postar um comentário