Como o Gerente Pode Superar Obstáculos do Cotidiano?
Diariamente os profissionais de Gestão
Empresarial se defrontam com inúmeros obstáculos pessoais e profissionais, os
quais acabam dificultando enormemente seu trabalho.
Mas, olhando sob outro ângulo, são
esses mesmos obstáculos que enriquecem nossas vidas – senão, qualquer um teria
sucesso.
Moliere – escritor francês – disse
"Quanto maior o obstáculo, maior a glória ao superá-lo".
Mas, para isso é necessário que o gerente adote um sistema que lhe permita
aprender a enfrentar esses obstáculos e superá-los.
Diante disso, veremos abaixo algumas
formas de tentar superar esses mesmos obstáculos:
- Estabeleça objetivos claros,
específicos e ponha-os no papel: Dizer que quer ganhar mais dinheiro e
ter mais tempo livre – por exemplo – não é um bom objetivo gerencial. Esse
objetivo é claro, mas não é específico. Quanto dinheiro você quer ganhar?
Até quando? (Você não vai ficar milionário amanhã). Quanto tempo livre
quer? Visualize seu objetivo de maneira clara e específica e ponha-o no
papel, pois isso o obriga a concentrar seus esforços em busca de
resultados, ao invés de dispersá-los.
- Sonhe – com os pés no chão: É importante ser
realista. A melhor receita para uma úlcera, um stress ou depressão é
obrigar-se a atingir objetivos inalcançáveis ou num espaço de tempo curto
demais. Por isso é importante manter sempre aguçado seu senso de
realidade. Tem outro dado importante: uma pesquisa realizada pela revista
INC. entre os presidentes e CEO’s das 500 empresas que mais cresceram o
ano de 2001 nos EUA, mostra um fato interessantíssimo: cerca de 40% dos
entrevistados não tinha planejado seu sucesso. Empresários que
multiplicaram seu faturamento por 5, 10 e até 20 vezes num ano disseram que
estavam tão ocupados trabalhando que não tinham notado seu crescimento
fantástico. Sonhar é bom, principalmente para quebrar paradigmas e
visualizar novas realidades, mas, depois de feito isso, trabalhar
geralmente é bem mais produtivo.
- Monte um cronograma: O tempo é hoje o
recurso mais escasso e valioso para um gestor. E, a melhor maneira de
otimizá-lo é montando um cronograma, passo a passo, de tudo que precisa
ser feito para conquistar seu objetivo. Não é necessário nada complicado:
basta uma agenda semanal, com tarefas diárias. O cronograma tem outra
vantagem: como você pode ver claramente se está vencendo as etapas
necessárias, se está adiantado ou atrasado, ele o obriga a ser honesto com
você mesmo. Isso permite acompanhar seu progresso e fazer pequenas
correções de rota. Afinal, poucas vezes tudo sai como planejado – e nada
como um bom mapa para colocá-lo no caminho certo novamente.
- Faça revisões constantes:. Precisamos relembrar, de
tempos em tempos, o que é exatamente que estamos perseguindo. Afinal, quem
disse que você é obrigado a seguir até a morte um objetivo só porque você
mesmo o estabeleceu há alguns meses atrás? A vida muda, as coisas mudam,
seus objetivos também podem mudar, porque não? Só não use isso como
desculpa para desistir. Suas revisões devem servir para reforçar sua
visualização do sucesso, bem como mostrar os resultados já atingidos e o
que ainda resta por fazer. Quando as coisas vão mal, revisões podem lhe
trazer insights interessantes, além de relembrá-lo de seu
sonho, reforçando pensamentos positivos. Quando as coisas vão bem, não
existe nada mais motivador do que uma revisão do seu plano de ação, também
reforçando pensamentos positivos. Por isso não deixe nunca de fazê-las,
mesmo que mentalmente, porque vale a pena.
- Não desperdice recursos: Todos temos a
tendência a ser meio centralizadores, principalmente com tarefas
importantes. Somos pessoas de ação (senão não teríamos chegado até aqui).
O problema é que muitas vezes tentamos reinventar a roda. Como queremos
resolver tudo, esquecemos que muitas vezes pode existir alguém que já
passou pela mesma situação – e com sucesso. Da próxima vez que estiver
empacado, saia do escritório e vá fazer perguntas. Vá à biblioteca,
navegue pela Internet, entre numa lista de discussão. Estamos na era da
Informação: aproveite e use-a!
- Priorize atividades mais
importantes: Quem já estudou
administração da produção sabe que, através de sistemas do tipo CPM -
Critical Path Method (Método do Caminho Crítico), podemos separar qualquer
objetivo em subgrupos de atividades menores. Algumas dessas atividades são
chamadas de críticas porque, se atrasarem, elas põem em perigo e atrasam o
projeto inteiro. Outras coisas não: podem ser deixadas sem problema para o
último instante. Descubra quais são as atividades mais importantes para
atingir seus objetivos, e dê-lhes prioridade total. Aqui também se aplica
a lei de Pareto: 80% dos seus resultados geralmente são conseguidos
através de 20% do seu tempo e esforço. Melhore a qualidade desses esforços
e você vai estar bem mais perto do sucesso.
- Envolva as pessoas à sua
volta: É muito mais motivador
trabalhar em busca de um resultado quando família, amigos e colegas dão
seu apoio. O envolvimento de outras pessoas cria um tipo de motivação
contagiante, uma espécie de sinergia que ajuda a superar obstáculos.
Aliás, muitas vezes isso é fundamental, pois nos obriga a continuar mesmo
quando as coisas parecem não ir muito bem (e isso com certeza vai
acontecer). Além disso, todos podem participar dando ideias e sugestões.
Você não vai aproveitar todas, mas alguma coisa boa sempre surge. A vida
de quem trabalha com Internet já é bastante difícil por si só - não a
dificulte ainda mais. Use uma parte do seu tempo de maneira política,
conquistando o apoio e envolvimento das pessoas à sua volta -
principalmente sua cara-metade. Nada como unir o útil ao agradável: ser
feliz fora do trabalho, acredite, aumenta sua produtividade.
- Não tome atalhos: Sucesso é 1% de
inspiração e 99% de transpiração. Leva-se dez anos para fazer sucesso da
noite para o dia. Sempre que ler a história de alguém que se deu muito
bem, em qualquer atividade humana, preste muita atenção. 100% das vezes,
sem exceção, você vai ver que essas pessoas estavam dando duro há muito
tempo. Se atalhos fossem melhores, não teríamos estradas e nem avenidas.
Na Internet, quem pega atalhos acaba pagando o pato lá na frente.
- Respeite sua intuição: Sobrecarregados de
informação, atolados até o pescoço em números, gráficos e relatórios,
pressionados constantemente a tomar decisões rápidas... a verdade é que é
difícil ser totalmente racional nessas situações. A intuição, muitas
vezes, nos manda recados sutis de algumas coisas que não percebemos
conscientemente. Ouça-a com cuidado, principalmente ao lidar com pessoas.
Não precisa ser radical, chegando ao preconceito ou ao esoterismo. Mas,
quando lhe der aquele friozinho na barriga, ou aquela vozinha lá no fundo
lhe sussurrar algo... preste muita atenção. Afinal, não é um estranho
mandando um recado. É você mesmo!
- Siga seu plano –
é hora de ação: O sucesso requer equilíbrio entre planejar e fazer; ou seja,
entre o teórico e o prático. Uma vez que você identificou como alcançar
seus objetivos, deixe de lado a indecisão. Muitas vezes a diferença entre
quem sonha com o sucesso, e aqueles que o alcançam, está simplesmente na
consistência de seus atos. Pequenos passos e ações que, somados, separam
os sonhadores dos conquistadores. Como disse Woody Allen: “90% do sucesso
é simplesmente dar as caras”. Porque 90% das pessoas desistem antes mesmo
de começar.
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