Você Sabe Reconhecer o Desempenho
dos Seus Funcionários? Eles se Sentem Importantes Com o Seu Reconhecimento? Que
Tipo de Elogios Você Faz?
Independente
do quanto um colaborador se identifica com sua equipe ou se orgulhe de
integrá-la ele precisa ser reconhecido como indivíduo e, quando um Gerente
reconhece seus funcionários como indivíduos, ele satisfaz algumas das suas
necessidades psicológicas.
Ou seja, satisfaz a necessidade
que os colaboradores têm de sobressair e ser alguém importante. Existem algumas
formas de reconhecer as pessoas no seu próprio ambiente de trabalho:
·
Elogios:
A maioria dos colaboradores se realiza com um elogio e, às vezes, palavras são
tudo que elas necessitam. Porém, quando o Gerente for reconhecer as pessoas
através do elogio ele deve escolher com cuidado suas palavras. Além disso, ele
deverá se certificar de que elas refletem o que ele sente e pensa em relação ao
colaborador.
·
Trabalhar
ao Lado do Funcionário: Trata-se de uma das melhores formas de demonstrar
admiração pelas pessoas. Quando um Gerente arregaça as mangas e trabalha junto
com seu funcionário, ele fornece uma das maiores demonstrações de
reconhecimento. Na verdade, essa atitude fala mais alto do que qualquer
palavra, além de ser um excelente fator motivacional para qualquer colaborador.
·
Promoções:
Às vezes palavras não são suficientes, pois muitos funcionários necessitam de
maior demonstração de reconhecimento. Quando eles crescem, progridem no cargo e
dominam sua função eles esperam ser reconhecidos através de uma promoção a um
cargo mais elevado.
·
Reconhecimento
Financeiro: Assim como as promoções, existem ocasiões em que o reconhecimento
financeiro é o único tipo de reconhecimento que satisfará determinados
funcionários. Quando um Gerente fornecer aumento (ou bonificação) a um
colaborador ele deverá associá-lo ao desempenho, deixando a pessoa saber o que
fez para merecê-lo.
·
Maior
Autoridade: Quando um Gerente estimula a capacidade de decisão de um
funcionário, ele está informando que está satisfeito com as decisões tomadas
por esse colaborador. Sendo assim, o Gerente deve se certificar de que essa
autoridade é igual à responsabilidade delegada.
·
Surpresas
e Regalias: Muitos colaboradores gostam de determinadas surpresas e, quando um
Gerente reconhece, surpreendendo as pessoas com atos de consideração
extraordinários, ele transmite uma sincera admiração pelo funcionário. Outra
forma de recompensar é conceder aos colaboradores privilégios especiais quando
merecerem como chegarem um pouco mais tarde ao trabalho, sair mais cedo, etc.
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