Quais os Passos Iniciais Para Contratar Funcionários? O Que Perguntar
Numa Entrevista? Qual o Formato Ideal de Uma Entrevista?
Os Gerentes que contratam e orientam
novos funcionários com eficácia, aumentam suas possibilidades de sucesso, pois
essas duas atividades são úteis na maximização da produtividade, na moral dos
funcionários e na minimização do turn-over
do pessoal. Para isso, o Gerente deve preparar uma “descrição do cargo” para o
qual vai contratar, resumindo a escolaridade mínima exigida, o treinamento, a
experiência requerida, as habilidades especiais e outras características.
Dessa forma, ele deve analisar as
exigências do cargo e compará-las com os currículos recebidos. Os que não
apresentam qualificação necessária são eliminados nesse ponto e os que parecem
adequados podem ser chamados para futuras entrevistas.
Roteiro Básico da Entrevista:
·
Liste os tópicos que quer abordar ou as áreas que precisam ser
esclarecidas, baseadas no currículo.
·
Escolha um local confortável, livre de telefones, visitas e outras
interrupções.
·
Coloque o(a) candidato(a) à vontade com uma pequena conversa inicial;
sendo cordial e informal.
·
Responda às perguntas sobre o trabalho a ser realizado e sua empresa.
·
Seja objetivo. Previna-se contra julgamentos baseados na personalidade,
aparência ou informação pessoal do candidato. Concentre-se na avaliação das
qualificações para o trabalho.
·
Ouça mais do que fale. As perguntas indiretas ou abertas (as que não
podem ser respondidas “sim” ou “não”) incentivam o (a) candidato (a) a
expressar suas verdadeiras opiniões.
·
Ouça criticamente; anote mentalmente os tópicos resultantes de respostas
evasivas, voláteis, entusiásticas, inconsistentes, emocionais ou de alguma
forma dignas de destaque.
·
Conclua agradecendo-lhe pelo seu tempo e informe-o(a) que ficará ciente
de sua decisão . Não o(a) deixe aguardando muito tempo.
·
Registre em arquivo as respostas às perguntas chaves e informações sobre
tópicos que você queira abordar após a entrevista.
Formato da entrevista:
Uma entrevista orientada segue uma
lista padronizada de perguntas. Embora o formato seja inflexível, coloca o
Gerente no controle da conversa e garante a abordagem dos tópicos mais
importantes, num espaço mínimo de tempo. A entrevista orientadora é preferida
por entrevistadores experientes, embora a “lista de verificação” possa parecer
um interrogatório; e os próprios candidatos não têm muita chance de adicionar
informações que possam afetar sua decisão.
Uma entrevista não orientada é
flexível, usa questões abertas em vez do formato preparado antecipadamente. O
Gerente deve começar com uma ideia geral do perfil da empresa a fim de criar
bom relacionamento, revelar atitudes, fazer surgir opiniões e respostas que
possam mostrar mais qualificações do candidato.
Conduzir essa entrevista requer
experiência, pois precisa reconduzir a conversa de volta ao seu curso, quando
os candidatos saem pela tangente Dessa forma, uma entrevista combinada deve
usar ambas as técnicas, as quais serão úteis para abordar as informações
básicas do candidato:
·
“Por que você saiu da empresa anterior?”.
·
“Que programas de informática você está familiarizado?”
·
“Vejo que você está estudando, quando concluirá o curso?” O Gerente pode
alternar a fim de avaliar as metas profissionais, a comunicação verbal do
candidato, seu poder de persuasão, sua segurança, seu temperamento, sua
ambição, automotivação e habilidades interpessoais como por exemplo:
·
“Por que você quer trabalhar aqui?”
·
“Como você descreveria o trabalho ideal?”
·
“Se você terminar uma tarefa mais cedo, como usará o tempo restante?”
·
“Como você reagiria se pedisse informações a algum outro departamento e
lhe dissessem para não perturbar?”
·
“Você pode dar um exemplo de um erro inesquecível que tenha cometido no
seu trabalho anterior?”
·
“E o que você que aprendeu com esse erro?”
·
“O que você se vê fazendo daqui a 3 ou 4 anos?”
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