Como se Processa o
Aprendizado? Podemos Adquirir Conhecimentos Sem Estudá-los? Quais São os Tipos
de Aprendizado?
Estudiosos do assunto vêm
afirmando que a Aprendizagem pode ser conceituada de várias maneiras, mas para
nosso propósito consideraremos apenas três definições: (A) "é o conhecimento adquirido através de estudo
sistemático"; (B) "é o ato
ou processo de adquirir conhecimento ou habilidade"; e (C) "é a modificação de comportamento
através da interação com o meio ambiente".
Daí podemos imaginar que no
processo de aprendizagem estão implícitas duas categorias: - os
"conhecimentos" e "habilidades" dos seres humanos, os quais
podem ser adquiridos empiricamente ou através da sua própria experiência de
vida. Mas, outros pesquisadores afirmam que a "aprendizagem é o ato ou o
processo de "adquirir" e, para tal, o aprendiz deveria se expor a
esse processo. Assim, pode-se concluir que a aprendizagem é um processo ativo
que significa adquirir conhecimentos e habilidades, sendo muito mais do que
apenas ficar exposto a algo. Aprendizagem implica mudança para melhor –
modificação de comportamento, aquisição de conhecimentos, habilidades. É
portanto, um processo ativo efetuado por meio do próprio esforço do treinando.
Isso nos permite afirmar que "aprendizagem é o processo de adquirir
conhecimentos, habilidades e atitudes".
Tipos de
Aprendizagem
Pode-se dizer que existem 3
(três) tipos de aprendizagem:
·
A
aquisição de conhecimentos: onde o treinando adquire ideias, princípios,
conceitos ou fatos;
·
A
aquisição de habilidades (ou experiência): pode significar a obtenção de
habilidades físicas ou mentais como hábitos específicos ou maneiras de fazer as
coisas – por exemplo.
·
A
aquisição de atitudes: onde o treinando adquire novos interesses, novas ideias
e avaliações.
É evidente que os três tipos
estão relacionados e aparecem mesmo quando o treinamento tem por objetivo
apenas 1 (um) tipo de aprendizagem. Por exemplo, o instrutor está treinando um
representante de vendas visando melhorar suas habilidades na abordagem ao
cliente. Mas, pelo simples fato de melhorá-lo nesse particular, ocorrerão
simultaneamente modificações em seu entendimento, atitudes e conhecimentos.
Diante disso, poderíamos supor
que um bem estruturado programa de treinamento para novos representantes, seria
tudo o que eles necessitariam para suas carreiras. Entretanto, a eficaz
capacitação decorre diretamente de uma programação de treinamento contínua e
constante.
A necessidade do treinamento
contínuo e constante para um representante de vendas – por exemplo – decorre
não apenas da adição de novos produtos à linha de comercialização das empresas
ou da inclusão ou modificação de táticas e técnicas de vendas, mas
principalmente porque o representante, ao atingir certo nível de sucesso o
vendedor tende a relaxar. Embora essa reação seja da natureza humana, sua causa
é o que alguns denominam de "ferrugem mental".
Isso não é característica exclusiva
de vendedores, mas de todos aqueles que param no tempo e no espaço, sem se
preocuparem com um constante esquema de auto desenvolvimento, única forma de
obtenção – e manutenção – de capacitação eficaz.
Como a Aprendizagem é Obtida
Pesquisadores do comportamento
humano afirmam que o aprendizado pode ser obtido através dos 5 (cinco) sentidos
– visão, audição, paladar, olfato e tato. É por meio desses sentidos que as
impressões que resultam em aprendizagem são registradas na memória.
Portanto, é de extrema
importância que o gerente (agindo como Instrutor) apresente todo e qualquer
assunto de forma tal que fortes impressões fiquem gravadas na mente dos
treinandos, por meio da escolha adequada do método de ensino, em relação aos
temas.
Se classificarmos os sentidos em
ordem de importância para o alcance e a compreensão de impressões, ideias e
temas teremos os seguintes percentuais, em função da assimilação de um assunto:
·
Visão –
75 %
·
Audição –
13 %
·
Tato – 6
%
·
Olfato –
6 %
·
Paladar –
6 %
Isso significa que a visão e a
audição respondem por 88 % da assimilação dos assuntos apresentados, donde se
percebe a importância da utilização de recursos audiovisuais adequados para a
obtenção de melhores resultados.
Embora os 2 (dois) últimos
sentidos sejam geralmente de menor importância na transmissão de impressões
relevantes na aprendizagem, podem ser muito necessários em algumas áreas. Por
exemplo, um bombeiro pode usar o sentido do olfato para localizar o fogo e um
provador de café terá utilização imprescindível do seu paladar.
No planejamento de qualquer
atividade de treinamento, o Gerente (agindo como Instrutor) deve ter em mente
que os sentidos são os canais pelos quais os treinandos serão estimulados e,
através deles, absorverão os temas ministrados e criarão respostas que conduzam
à aquisição de novos conhecimentos, habilidades ou atitudes. Além disso, quanto
maior o número de sentidos envolvidos, tanto maior será a assimilação da
aprendizagem.
Nenhum comentário :
Postar um comentário