terça-feira, 12 de junho de 2018

Gerente Conheça as Formas de Fornecer Feedback



Gerente, Você Sabe Onde e Como Fornecer Feedback aos Seus Colaboradores?









Quando um Gerente fornecer feedback a um funcionário sobre o seu desempenho, ele deverá mostrar à pessoa como – e onde – ela necessita mudar e melhorar. Além disso, o feedback gera orgulho nos colaboradores e tem a finalidade de motivá-los a melhorar seu próprio desempenho.


Existem várias formas de fornecer feedback e, a fim de satisfazer os objetivos de comunicação gerencial, o Gerente deverá escolher com cuidado a ocasião, o local e o método para que isso ocorra:
  • Reuniões de Equipes: As pessoas necessitam saber como está o desempenho da equipe como um todo e como estão se saindo como profissionais. Se por acaso o Gerente quiser fornecer feedback a apenas um indivíduo desse grupo durante a reunião, forneça apenas se o feedback for positivo. Pois, notícias negativas não devem ser dadas em grupo a fim de não contagiá-lo com negatividades.
  • Memorando e E-Mail’s: Quando algum funcionário realizar algo de extraordinário o Gerente deve elogiá-la por escrito, mesmo que sejam apenas duas ou três linhas. Por outro lado, quando um Gerente quiser que o colaborador reflita sobre o que fez de errado, deve fazê-lo através de e-mail ou memorando; porém, isso só deverá ser feito em raras ocasiões.
  • Avaliações de Desempenho: Trata-se de uma das melhores formas de se fornecer feedback às pessoas, embora na maioria das organizações elas sejam elaboradas apenas uma vez por ano. Um Gerente deve avaliar o desempenho de seu pessoal e incentivar constantemente seu desenvolvimento e, por isso mesmo, a avaliação por escrito deve ser uma recapitulação de todas as orientações que um funcionário recebeu durante o ano.
  • Reconhecimento por Parte dos Superiores Hierárquicos: A maior parte do feedback que os funcionários recebem deve vir do seu próprio Gerente. Porém, quando houver resultados extraordinários o gestor deve obter o feedback de alguém que ocupe uma posição hierarquicamente superior à sua própria, pois não há nada que faça os colaboradores se sentirem mais importantes do que o reconhecimento por parte do “chefão”.
  • Pequenos Gestos: Algumas formas mais expressivas de fornecer feedback às pessoas podem ser as mais simples como um aperto de mão, um tapinha nas costas, um pequeno sinal de admiração ou até mesmo um sorriso. Porém, o Gerente deve certificar-se de que a forma de fornecer feedback aos seus colaboradores é adequada para cada ocasião e pessoa.


_____________________________________________

Fonte: Dez Passos Para o Empowerment (Diane Tracy) - Ed. Campus - RJ - 1994



Nenhum comentário :

Postar um comentário