Gerente, Você Sabe Onde e Como
Fornecer Feedback aos Seus Colaboradores?
Quando um
Gerente fornecer feedback a um funcionário sobre o seu desempenho, ele deverá
mostrar à pessoa como – e onde – ela necessita mudar e melhorar. Além disso, o
feedback gera orgulho nos colaboradores e tem a finalidade de motivá-los a
melhorar seu próprio desempenho.
Existem
várias formas de fornecer feedback e, a fim de satisfazer os objetivos de
comunicação gerencial, o Gerente deverá escolher com cuidado a ocasião, o local
e o método para que isso ocorra:
- Reuniões de Equipes: As pessoas necessitam saber como está o desempenho da equipe como um todo e como estão se saindo como profissionais. Se por acaso o Gerente quiser fornecer feedback a apenas um indivíduo desse grupo durante a reunião, forneça apenas se o feedback for positivo. Pois, notícias negativas não devem ser dadas em grupo a fim de não contagiá-lo com negatividades.
- Memorando e E-Mail’s: Quando
algum funcionário realizar algo de extraordinário o Gerente deve elogiá-la
por escrito, mesmo que sejam apenas duas ou três linhas. Por outro lado,
quando um Gerente quiser que o colaborador reflita sobre o que fez de
errado, deve fazê-lo através de e-mail ou memorando; porém, isso só deverá
ser feito em raras ocasiões.
- Avaliações de Desempenho:
Trata-se de uma das melhores formas de se fornecer feedback às pessoas,
embora na maioria das organizações elas sejam elaboradas apenas uma vez
por ano. Um Gerente deve avaliar o desempenho de seu pessoal e incentivar
constantemente seu desenvolvimento e, por isso mesmo, a avaliação por
escrito deve ser uma recapitulação de todas as orientações que um
funcionário recebeu durante o ano.
- Reconhecimento por Parte dos
Superiores Hierárquicos: A maior parte do feedback que os funcionários
recebem deve vir do seu próprio Gerente. Porém, quando houver resultados
extraordinários o gestor deve obter o feedback de alguém que ocupe uma
posição hierarquicamente superior à sua própria, pois não há nada que faça
os colaboradores se sentirem mais importantes do que o reconhecimento por
parte do “chefão”.
- Pequenos Gestos: Algumas formas mais expressivas de fornecer feedback às pessoas podem ser as mais simples como um aperto de mão, um tapinha nas costas, um pequeno sinal de admiração ou até mesmo um sorriso. Porém, o Gerente deve certificar-se de que a forma de fornecer feedback aos seus colaboradores é adequada para cada ocasião e pessoa.
_____________________________________________
Fonte: Dez Passos Para o Empowerment
(Diane Tracy) - Ed. Campus - RJ - 1994
Nenhum comentário :
Postar um comentário